Tecnologia
Imagem: Adobe Stock

A Oscilar é a nova integrante do quadro de mantenedoras da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). Reconhecida como a plataforma no-code de Decisão de Risco que unifica onboarding, fraude, crédito e compliance de ponta a ponta, numa visão 360o ao longo de toda a jornada do cliente. Com isso, reforça seu compromisso com inovação, segurança e eficiência no ecossistema financeiro do Brasil.

Com a parceria, a empresa aproxima fintechs e instituições financeiras da tomada de decisões de risco em tempo real. Assim, contribui para a redução de perdas e maior aderência regulatória, acelerando a transformação digital do setor.

Arquitetura tecnológica

Conheça os diferenciais da Oscilar:

  • AI‑Native de ponta a ponta: arquitetura tecnológica orientada por IA que unifica dados, processos e decisões em toda a jornada, substituindo soluções pontuais por inteligência de risco integrada.
  • Bespoke Models: modelos proprietários de Machine Learning ajustados ao contexto e aos dados de cada instituição, elevando a precisão e capacidade de adaptação em produção.
  • Workflows no‑code com testes nativos: políticas de risco criadas e editadas com linguagem natural, interface visual e validação contínua com backtests, testes A/B e shadow mode nativos para otimizar KPIs da operação com segurança, antes do go‑live em produção.

Aplicações práticas

Do onboarding ao monitoramento contínuo, a plataforma AI‑Native da Oscilar acelera decisões de risco e reduz fricção. São diversos casos de uso. Entre eles, KYC/KYB (conheça seu cliente e conheça seu negócio, em inglês) e orquestração de onboarding digital; prevenção a ATO (account takeover). Fraude em pagamentos em tempo real, concessão de crédito B2C e B2B e AML (PLD, Prevenção à Lavagem de Dinheiro) também.

“Como mantenedora da ABFintechs, a Oscilar quer transformar o tema de risco em alavanca de valor. Nós orquestramos e unificamos onboarding, fraude, crédito e compliance, para reduzir perdas, ampliar a inclusão e fortalecer a confiança no ecossistema financeiro”, disse em nota Daniel Fideles, account executive da Oscilar no Brasil.

A ABFintechs vê a chegada da Oscilar como um avanço relevante para o ambiente de inovação financeira. “O Brasil tem se consolidado como um dos pólos mais promissores de inovação financeira no mundo. A entrada da Oscilar como mantenedora reforça o papel da tecnologia e da IA na criação de um mercado mais seguro, eficiente e inclusivo”, afirmou Diego Perez, presidente da ABFintechs.

Desenvolvida pela equipe que desenvolveu sistemas de risco do Google, Meta, Uber, Citi e J.P. Morgan, a Oscilar combina profunda expertise técnica com arquitetura nativa em nuvem para entregar escalabilidade, transparência e desempenho em padrão regulatório.

A ABFintechs reúne cerca de 800 fintechs associadas de diferentes verticais. A entidade promove a inovação, a educação e o diálogo com reguladores e demais atores do setor financeiro, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema financeiro brasileiro e para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de impacto.