UM CONTEÚDO OVOCOM

RD Saúde é destaque entre 25 marcas mais valiosas do país

Drogasil teve o maior crescimento e Raia estreou no ranking da Interbrand

Marcilio Pousada/RD Saúde. Imagem: divulgação
Marcilio Pousada/RD Saúde. Imagem: divulgação

Pela primeira vez, o grupo RD Saúde, das farmácias Raia e Drogasil, aparece com duas bandeiras no ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 23/24 anunciado pela Interbrand. A Drogasil atingiu um valor de marca de R$ 1,3 bilhão, um crescimento de 19% em relação a 22/23, o maior entre as 25 primeiras colocadas. Com isso, manteve a 14ª posição. Já a Raia faz sua estreia na 18ª posição, com um valor de marca de R$ 1 bilhão.

Um dos fatores para a melhora da experiência do consumidor e, por consequência, o destaque no ranking é o investimento em digitalização. Segundo Marcilio Pousada, CEO da RD Saúde, conveniência para o cliente é uma unidade em uma esquina bem posicionada ou um estacionamento espaçoso, mas em tempos conectados uma boa relação entre digital e lojas físicas é fundamental.

Hoje, dos 33 milhões de atendimentos diários, 6 milhões são digitais, sendo 4,5 milhões só pelo app. Para garantir que tudo seja entregue, as mais de 3.000 farmácias da empresa têm papel central. Em 94% dos pedidos digitais, os produtos saem das filiais, não dos centros de distribuição, e chegam em até 1 hora ao destino final. Isso garante agilidade e um melhor nível de satisfação.

A confiança dos clientes pode ser vista na receita bruta dos canais digitais da RD Saúde. No primeiro trimestre de 2024, foi de R$ 1,5 bilhão, um crescimento de 46,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, os clientes assíduos digitalizados gastam 27% a mais do que os clientes assíduos não digitalizados.

*Jornalista e sócio da Ovo Comunicação.