Reconhecida como uma das blockchains mais rápidas e escaláveis do mundo, a Solana passa a integrar a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) como mantenedora. A iniciativa amplia a presença no Brasil e reforça o compromisso com a inovação financeira.
Com essa parceria, a Solana quer aproximar ainda mais o universo cripto do ecossistema de fintechs e instituições tradicionais, promovendo soluções acessíveis e tecnológicas que impulsionam o futuro das finanças no País.
No Brasil, a presença da Solana Foundation cresce com o apoio da Superteam Brasil (STBR). É uma comunidade dedicada a impulsionar desenvolvedores, criadores e empreendedores na construção de projetos inovadores dentro do ecossistema Solana.
A iniciativa oferece, por exemplo, programas de capacitação, hackathons, mentorias e oportunidades de trabalho remunerado. O objetivo, então, é formar uma nova geração de talentos capazes de desenvolver a evolução da infraestrutura tecnológica do mercado financeiro.
Além da ‘blockchain’
Assim, a presença da Solana no ecossistema brasileiro se destaca pela performance e impacto global. Na prática, a rede lidera métricas-chave do setor, incluindo crescimento de desenvolvedores, receita de aplicativos, novos ativos lançados e volume de negociações.
“Esses resultados reforçam a Solana como uma blockchain robusta, escalável e capaz de suportar o desenvolvimento de soluções financeiras inovadoras, conectando desenvolvedores, fintechs e investidores em uma infraestrutura de alto desempenho.”, explica Pedro Marafiotti, líder do Superteam Brasil da Solana.
Ao tornar-se parceira institucional mantenedora, a Solana passa a fazer parte do grupo estratégico da ABFintechs. Dessa forma, colabora ativamente em debates sobre regulação, infraestrutura tecnológica e educação na indústria cripto e financeira.
A associação, que reúne centenas de fintechs em diferentes verticais, vê a chegada da Solana como um avanço relevante para o fortalecimento do ambiente de inovação financeira no Brasil.
Ecossistema conectado
“O Brasil tem se consolidado como um dos polos mais promissores de inovação financeira no mundo. A proposta da Solana de apoiar a construção de um mercado de capitais mais digitalizado alinha-se ao objetivo da ABFintechs de fomentar inovação, aumentar a eficiência e criar um ecossistema financeiro mais inclusivo e conectado às tendências globais de Internet Capital Markets”, afirma Diego Perez, presidente da ABFintechs.
A Solana traz ao ecossistema da associação expertise em infraestrutura blockchain para aplicações da economia real, além de uma rede global de desenvolvedores, validadores e projetos voltados a finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês), tokenização de ativos, jogos e comunidade. Essa integração fortalece o compromisso da ABFintechs em manter um ambiente plural, colaborativo e conectado com as tendências mais relevantes da tecnologia financeira global.
“Para a indústria web3, poder aproximar-se do ambiente ‘tradicional’ é uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento e aprender juntos para avançar na construção de um mercado mais acessível, estável e aberto com criação de produtos, acesso a novos mercados e distribuição global. É o que chamamos de Internet Capital Markets“, diz Antonio Neto, responsável por América Latina da Solana.
Este espaço é dedicado aos líderes da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). As opiniões contidas aqui representam a visão da entidade, e não a do Finsiders Brasil.
Este espaço é dedicado aos líderes da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). As opiniões contidas aqui representam a visão da entidade, e não a do Finsiders Brasil.