O Cyber Days, iniciativa promovida pela plataforma referência em Banking as a Service (“BaaS”) Swap, em parceria com a Mastercard, foi marcado por debates intensos e apresentação de dados inéditos sobre os avanços em cibersegurança no setor financeiro. O evento ocorreu em março no Espaço Priceless, em São Paulo.
O objetivo foi ampliar a compreensão sobre a importância de soluções robustas e ágeis de cibersegurança para fintechs, bancos digitais e instituições financeiras. Essa compreensão é fundamental para promover seu crescimento sustentável. Especialistas renomados em segurança da informação e líderes do setor financeiro compartilharam experiências, estratégias e insights críticos. O foco foi na urgência de fortalecer as defesas contra crescentes ameaças digitais.
Essa urgência é sublinhada por estatísticas preocupantes sobre o tema. Segundo o Global Risk Report 2024, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, a vulnerabilidade cibernética ocupou a quarta posição entre dez principais riscos em um intervalo de dois anos.
IA generativa e fraudes
De acordo com a Cybersecurity Ventures, os prejuízos financeiros globais causados por crimes cibernéticos devem atingir US$ 10,5 trilhões por ano até 2025. Isso representa um crescimento de 15% ao ano desde 2023.
Adicionalmente, segundo o relatório Global Threat Landscape da FortiGuard Labs, para os próximos anos, a inteligência artificial (IA) generativa é apontada como facilitadora dos ataques cibernéticos. Tal fato ilustra como os avanços tecnológicos beneficiam tanto os defensores quanto os oponentes no ambiente virtual. Ainda segundo esse mesmo relatório, apenas no primeiro semestre de 2023 o Brasil foi alvo de 23 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.
Na segunda edição do estudo “Barômetro da Segurança Digital”, realizado pelo Datafolha por encomenda da Mastercard e divulgado em fevereiro de 2024, a situação no tocante à segurança cibernética nas corporações no Brasil é alarmante. Aproximadamente 64% das organizações brasileiras lidam com fraudes e incursões digitais com regularidade, representando alta de 7% em comparação com a análise de 2021.
O estudo demonstrou, ainda, que 79% das empresas alegam possuir estratégias de resposta a invasões virtuais, mas apenas um terço efetuou testes preventivos recentes. Dentre elas, as entidades atuantes nos ramos financeiro, segurador, tecnológico e de telecomunicações apresentam-se como as mais equipadas no quesito segurança digital.
Tecnologia e confiança
O Cyber Days proporcionou aos participantes a chance de expandir seu entendimento sobre cibersegurança, enfrentando um ambiente global cada vez mais complexo. Os participantes conheceram as tendências mais recentes em segurança digital e estudos exclusivos. Assim, receberam conhecimentos e ferramentas avançadas para intensificar suas medidas de proteção. Além disso, alguns dos participantes puderam participar de treinamentos personalizados, destinados a criar estratégias de ação adaptadas às necessidades específicas de suas organizações.
“Ficamos impressionados com o nível de detalhe que o nosso time conseguiu mergulhar dentro da nossa estratégia de cibersegurança, graças a uma dinâmica muito bem estruturada. Mais do que um treinamento, participar do Cyber Days nos possibilitou traçar planos e iniciativas, assim como organizar nossas prioridades para todo o ano de 2024. Ficamos gratos com a oportunidade e estamos ansiosos para os próximos eventos.”
Leandro Martins, CTO, VExpenses
Para empresas que oferecem soluções financeiras ao mercado, implementar tais estratégias significa atender às normativas cada vez mais estritas dos órgãos reguladores e proporcionar aos usuários maior confiança na proteção de seus dados pessoais.
Um dos pontos altos do evento foi a divulgação em primeira mão do “Relatório de Ameaças no Setor Financeiro – Mastercard Cyber Insights Report”. A apresentação foi realizada por Fernando Leitão, diretor de Consultoria em Segurança Cibernética para Américas na Mastercard Advisors. O relatório destaca os esforços da Mastercard no tema de cibersegurança, oferecendo insights valiosos para fortalecer a confiança e segurança no ecossistema financeiro.
Segurança cibernética
Outro destaque que capturou a atenção dos presentes foi o painel “Security by Default” e “Privacy by Design”. Apresentado por Lucas Lins, líder em Segurança da Informação da Swap, enfatizou a importância crescente desses conceitos no panorama atual da indústria de pagamentos. Estas diretrizes, focadas na incorporação automática de protocolos de segurança e na consideração da confidencialidade desde o estágio inicial do desenvolvimento de produtos e serviços, visam estabelecer um espaço digital mais protegido.
Ao promover o Cyber Days, a Mastercard e a Swap reforçam o papel da segurança cibernética no setor de pagamentos. Assim, reafirmam o esforço conjunto em desenvolver um ambiente financeiro mais protegido. A parceria entre as marcas existe desde de 2020, para impulsionar a inovação no setor de pagamentos no Brasil. E utiliza a estrutura das duas empresas para o desenvolvimento de soluções financeiras inéditas.
Na indústria de pagamentos, a Swap destaca-se pela sua excelência em cibersegurança, estabelecendo um alto padrão de confiança e proteção para seus clientes. A empresa se distingue pela adoção e implementação rigorosa de avançadas medidas de defesa cibernética, integradas em cada aspecto de sua operação.
O compromisso da Swap com a segurança é evidenciado pelos resultados notáveis que apresenta. Seu processo de monitoramento alcança uma eficácia de 100% no bloqueio de ataques à sua plataforma, garantindo uma taxa de uptime (tempo de disponibilidade da plataforma) acima da média do mercado. Com isso, a Swap se consolida como uma das plataformas de BaaS (Banking as a Service) mais seguras do mercado.
Reputação e credibilidade
“A nossa reputação e credibilidade foi construída ao passo que nossas tecnologias e capacidades internas, como processos e produtos, cresceram. Na indústria financeira, credibilidade é essencial e construímos a relação com os clientes através da entrega que fazemos e pela base tecnológica que construímos. Falar de confiança e segurança hoje em dia também é fundamental para aproximar nossos clientes e prover tranquilidade para trabalharmos juntos em prol de um objetivo em comum.”
Doug Storf, CEO da Swap
Além disso, a realização de eventos como o Cyber Days está alinhada à proposta de valor da Swap, refletindo o compromisso da empresa em ser muito mais do que uma infraestrutura tecnológica de pagamentos, mas uma verdadeira parceira no negócio de seus clientes, promovendo suporte contínuo para o avanço e sucesso dessas empresas no ambiente de pagamentos digitais.
O Cyber Days marcou um momento crucial da indústria de pagamentos, oferecendo insights, treinamentos e pesquisas avançadas que dotaram os participantes de ferramentas vitais para reforçar suas estratégias de segurança digital. Em uma era em que a segurança digital é cada vez mais essencial, o evento lembrou que estar preparado e investir em inovação contínua são fundamentais para preservar a integridade e a confiança no ecossistema digital mundial.
A Mastercard e a Swap agradecem aos participantes e reafirmam seu compromisso de liderar pelo exemplo, promovendo um ambiente financeiro seguro e resiliente para o futuro.