Duas das maiores instituições financeiras do Brasil, Itaú Unibanco e Nubank, informaram que começaram a oferecer o novo empréstimo consignado privado, que também vem sendo chamado de consignado CLT. Em nota à imprensa, ambos disseram que estão liberando aos poucos essa opção de crédito para seus clientes.
Em operação desde o último dia 21/3, a modalidade criada pelo Governo Federal atraiu até agora, principalmente, o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal, além de fintechs como Agibank e meutudo. Conforme mostrou reportagem do Finsiders Brasil nesta segunda-feira (31/3), demanda maior que oferta e dúvidas operacionais ainda deixam o novo consignado privado mais caro do que o antigo. E as fintechs, de modo geral, seguem fora da disputa.
O Itaú diz participar da iniciativa desde o lançamento oficial, tendo contratado operações diariamente. O produto vem sendo oferecido em fases aos clientes do banco. A contratação é 100% online, de acordo com a instituição. Após a aprovação do crédito, a “liberação do valor ocorre em minutos”, em uma operação 24 horas por dia, 7 dias por semana.
“Nosso foco é oferecer um atendimento de excelência, com suporte contínuo e soluções personalizadas para garantir a melhor experiência durante toda a jornada do cliente. Somos e continuaremos a ser protagonistas neste mercado”, disse em nota Alexandre Borin, diretor de Empréstimos Pessoa Física no Itaú Unibanco. “Além disso, estamos próximos das empresas empregadoras, com atuação consultiva para garantir um processo de transição organizado”, afirmou o executivo.
O Nubank também divulgou que está disponibilizando gradualmente o consignado CLT. Em nota, o banco digital disse que a nova modalidade se junta ao portfólio de empréstimos com garantia da instituição. Entre eles estão, por exemplo, antecipação do saque-aniversário do FGTS, empréstimos com investimento em garantia e consignado para SIAPE, INSS, Forças Armadas do Brasil – Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro –, além do estado do Rio de Janeiro e da cidade de Belo Horizonte.
“A nova modalidade amplia a competição na oferta de crédito e reforça o compromisso do Nubank em fornecer ferramentas para que os clientes tenham controle sobre sua vida financeira e possam, inclusive, quitar dívidas anteriores com melhores condições de crédito”, disse o Nubank, na nota.
Neste primeiro mês, a jornada de contratação do novo consignado privado ocorre pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. A partir de 25/4, os bancos cadastrados poderão oferecer esse produto em seus próprios apps. O Itaú informou que seus clientes terão acesso à modalidade pelo super app do banco a partir dessa data. Já o Nubank disse que em breve oferecerá a “experiência completa” de contratação em seu app.