A B3 começa a negociar, nesta quarta-feira (17), seu contrato futuro de Bitcoin (BIT). Com isso, a bolsa passa a concorrer com outros produtos que são negociados na instituição, ou seja, 14 fundos (ETFs) e Brazilian Depositary Receipts (BDRs) de ETFs relacionados a criptomoedas. “Produtos ligados a criptomoedas vem sendo procurados pelos investidores. Estamos comprometidos em expandir nossa oferta”, disse Marcos Skistymas, diretor de Produtos Listados da B3.
Em março, o volume negociado dos fundos e BDR de cripto somou R$ 98 milhões por dia. Juntos, esses fundos cumulam patrimônio líquido de R$ 4,8 bilhões e 183 mil investidores.
Nesta quarta-feira (16), a bolsa anunciou também um outro projeto ligado a ativos digitais: uma solução para plataformas de crowdfunding, em meio a esse movimento de expansão de sua atuação no segmento. A empresa também tem uma plataforma de serviços ligados a tokenização e custódia.
O horário de negociação do contrato futuro será das 9h às 18h30. O futuro utilizará o índice Nasdaq Bitcoin Reference PriceTM Index* (NQBTCTM) como referência. O valor de um contrato será o equivalente a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em reais, e o vencimento dos contratos será mensal.