Imagem: Canva
Imagem: Canva

A Bitpanda Technology Solutions (BTS), empresa europeia de infraestrutura para ativos digitais, firmou uma parceria estratégica com o mineiro BS2. O acordo, anunciado nesta quinta-feira (18/12), torna o BS2 o primeiro banco parceiro da BTS na América Latina. A empresa anunciou sua expansão na região meses atrás.

Com a parceria, o BS2 passa a integrar a infraestrutura institucional de ativos digitais da BTS, conforme nota enviada à imprensa. A instituição disse que o primeiro produto a ser utilizado será o Fusion, plataforma avançada de negociação e liquidez da Bitpanda. O contrato também abre espaço para a avaliação de outros componentes tecnológicos, como custódia de ativos digitais e soluções de tokenização, desde que atendidos os requisitos regulatórios e sob a supervisão do próprio banco na oferta aos clientes.

Segundo Nadeem Ladki, diretor-executivo da Bitpanda Technology Solutions, o Brasil entra em uma nova etapa de adoção de ativos digitais, o que exige experiência operacional por parte dos fornecedores de tecnologia. Para ele, a estratégia do BS2 está alinhada ao tipo de infraestrutura oferecida pela empresa, o que levou à escolha do banco como primeiro parceiro institucional na América Latina.

Carlos Eduardo T. de Andrade Jr., executivo do BS2, afirmou que o acordo reforça a estratégia do banco de ampliar sua oferta de soluções financeiras alinhadas a práticas internacionais. De acordo com ele, a tecnologia da Bitpanda permite avançar com segurança e eficiência na oferta de serviços ligados ao ecossistema de ativos digitais, acompanhando a evolução regulatória e as demandas do mercado brasileiro.

A parceria ocorre após a publicação, neste ano, da regulação de ativos digitais pelo Banco Central (BC). As regras estabeleceram bases mais claras para que instituições financeiras possam estruturar e ampliar ofertas de ativos digitais de forma responsável no País.