A Accesstage, especializada em tecnologia para gestão financeira e pagamentos B2B, e o banco mineiro Bmg estão aptos a operar como Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP) via Pix no Open Finance. Isso significa que ambos cumpriram todas as etapas de certificação e homologação para atuar com a modalidade. No caso da Accesstage, a aprovação vem cerca de oito meses depois que ela recebeu a licença de ITP do Banco Central (BC).
A iniciação de pagamento permite, como diz o próprio nome, iniciar transações fora do ambiente bancário. Isso vale, por exemplo, para compras em e-commerces, depósitos em aplicativos de bancos e fintechs (cash-in), entre outros casos de uso.
Com a autorização da Accesstage e do Bmg, chega a 44 o número de ITPs aptas a operar com esse serviço. A lista reúne grandes bancos, fintechs, bancos digitais, cooperativas e empresas de tecnologia [veja relação completa ao final do texto].
Com mais de 23 anos, a Accesstage permite integração bancária end-to-end, desde o ERP (sistema de gestão) das empresas até a comunicação com os bancos. Por ano, a plataforma da Accesstage processa R$ 1,5 trilhão. Atualmente, a Accesstage tem mais de 120 mil empresas plugadas em seu ecossistema. Na outra ponta, estão mais de 110 bancos e financeiras, além de Instituições de Pagamento (IPs) e FIDCs.
Novas funcionalidades
Agora, integrada totalmente ao Open Finance, a empresa diz que criará uma nova experiência para impulsionar a gestão financeira no mundo corporativo. Com o consentimento para compartilhamento de dados, a ideia é que as corporações possam reduzir o tempo do processo de integração de contas para “alguns minutos”, informou a Accesstage, em nota ao Finsiders Brasil.
Além disso, a empresa passa a integrar outras funcionalidades no dia a dia das organizações, como a possibilidade de obter a atualização do saldo em tempo real e pagamentos inteligentes e recorrentes por meio do Pix. Segundo a Accesstage, com a iniciação de pagamento, o objetivo também é potencializar a entrada de soluções como orquestrador de pagamentos e cash pooling, que visam possibilitar a gestão da liquidez entre contas.
“A segurança e a adaptação ao Open Finance não pode ser uma fricção para as companhias, e sim impulsionar os negócios e a gestão, deixando cada business mais competitivo e rentável”, afirmou Celso Sato, CEO e co-fundador da Accesstage, em nota. “A transformação que o Open Finance trouxe para o setor financeiro de pessoas físicas está gerando grande valor. Agora, chegou o momento do mundo empresarial (PJ) explorar todo esse potencial”, complementou Herivelton Martins, gerente de Produtos e Especialista em Open Finance da Accesstage.
Instituições aptas a iniciar pagamentos com Pix no Open Finance:
- Accesstage
- B3
- Banco do Brasil
- Banco Genial
- Banco Inter
- Banco Mercantil
- Banco Ribeirão Preto
- Banco Santander
- Banco Semear
- Banco XP
- Banrisul
- Beeteller
- Belvo
- BMG
- Bradesco
- Banco de Brasília (BRB)
- BTG
- BV
- Caixa
- Celcoin
- Central Ailos
- Cielo
- Crystal BMC
- Cumbuca
- dLocal
- Ebanx
- Efí Bank
- Google Pay (exclusivamente via jornada sem redirecionamento)
- Hub Pagamentos
- Iniciador
- Itaú Unibanco
- Lina
- Mercado Pago
- Nubank
- Ótimo SCD
- Parati CFI
- PicPay
- Quanto Network
- Rendimento
- Safra
- Sicoob
- Sicredi
- U4C
- Unicred