Open Finance
Open Finance | Imagem: Adobe Photoshop

O cooperativismo de crédito passou a presidir, na terça feira (6/1), o Conselho de Administração da Associação Open Finance. A liderança ficará com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) pelas próximas dez semanas, em sistema de rodízio previsto na governança da entidade.

A OCB ocupará a cadeira no conselho por meio de Márcio Alexandre, superintendente de Arquitetura e Governança de Tecnologia da Informação do Sicoob.

A vice-presidência do conselho ficará com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), representada por Gustavo Cappi, executivo do Itaú Unibanco. O colegiado reúne representantes de diferentes segmentos do sistema financeiro que participam da governança do Open Finance no Brasil.

Segundo a Associação Open Finance, trata-se de uma presidência rotativa, em que todos do conselho vão ocupar a cadeira.

Contexto

As mudanças ocorrem em uma fase de avanços do Open Finance no País, com maior integração entre sistemas, reforço nas regras de segurança da informação e aumento da participação direta dos usuários no compartilhamento de dados financeiros.

Em 2025, o Open Finance passou a ter uma estrutura definitiva de governança. Ao todo, são 11 assentos, representados por associações que reúnem desde grandes bancos a Instituições de Pagamento (IPs) independentes, passando por cooperativas.