PAGAMENTOS

Mercado Pago estende 'transferências inteligentes' a todos os seus usuários

Banco digital é um dos primeiros a lançar a funcionalidade gratuita, que permite transações automáticas entre contas da mesma titularidade

Imagem gerada por IA/Adobe
Imagem: IA/Adobe Stock

O Mercado Pago (MP), banco digital do Mercado Livre, vai passar a oferecer muito em breve a possibilidade de fazer “transferências inteligentes” a todos os seus usuários. A funcionalidade vinha sendo testada no último mês pelo MP com um grupo de clientes. Agora faltam apenas pequenos ajustes.

A modalidade é parte da agenda evolutiva do Open Finance e vai automatizar transações entre contas de mesma titularidade, com facilidade, segurança – e sem taxas.

“A novidade permite definir valores, limites e periodicidade de transações entre contas com o Pix”, disse em nota Felipe Soria. Ele é chefe de Estratégia de Negócios Regulados do Mercado Pago. 

Para realizar essas transferências, também conhecidas como Pix inteligente, é preciso ser um Iniciador de Transação de Pagamento (ITP). No começo de julho, quando o Mercado Pago anunciou o início dos testes, a fintech Noh também dava os primeiros passos na mesma direção. Mas como não é ITP, a Noh fechou parceria com o Iniciador, plataforma de infraestrutura para iniciação de pagamentos. Atualmente, 32 instituições no país são aptas a operar como ITP.

Mais recentemente, também a Cumbuca, uma concorrente da Noh (ambas se propõem a facilitar o compartilhamento das finanças) também começou os testes. A previsão é de que esteja efetivamente disponível até o final de setembro.

Na prática

Com as transferências inteligentes o usuário pode criar automações. Uma delas, por exemplo, permite que toda vez que um valor entrar na conta, passe automaticamente para outra conta com maior rendimento ou para uma conta negativada, melhorando a gestão financeira do cliente.

Diferenças

As novas vantagens e recursos do Open Finance e o Pix podem não ser óbvias para o consumidor final. “Ambas as jornadas buscam o modelo de account to account (A2A), ou seja, transações que não passam por cartão ou por um terceiro, gerando uma experiência sem fricções“, diz Felipe.

  • Transferências inteligentes: transferência automática de recursos entre contas bancárias de mesma titularidade, com a possibilidade de definição de limites
  • Agendamentos recorrentes: transação sucessiva, cujo consentimento possui valor fixo e limites de quantidade e prazo definidos.
  • Pix automático no Open Finance: tipo de transação sucessiva, cujo consentimento permite o débito programado de valores recorrentes fixos ou variáveis, com a possibilidade de definição de limites.
  • Jornada sem redirecionamento : funcionalidade que promete trazer mais facilidade aos pagamentos, inclusive, com o Pix por aproximação; BC acaba de divulgar as regras e o lançamento oficial está previsto para o começo do ano que vem.