OPEN FINANCE - 5 ANOS

"O futuro das finanças já começou e é aberto", diz Galípolo

Para o presidente do Banco Central (BC), o Open Finance representa inclusão, autonomia e poder de escolha

Gabriel Galípolo/Banco Central | Imagem: print de tela
Gabriel Galípolo/Banco Central | Imagem: print de tela

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, disse que, com o Open Finance, o Brasil construiu um dos maiores ecossistemas de finanças abertas do mundo. “O futuro das finanças já começou e ele é aberto, inteligente e centrado no cidadão”, afirmou Galípolo. Ele falou por vídeo durante a abertura do evento “Open Finance 5 anos: conectando o futuro”, realizado nesta quinta-feira (28/8) pelo BC em parceria com a Associação Open Finance e a Fenasbac.

Na avaliação do presidente do BC, o cidadão já começa a sentir os efeitos do Open Finance. “Para os clientes, significa crédito mais barato, investimento mais rentável e solução de pagamento mais conveniente”, disse Galípolo. Já para as instituições, segundo ele, a infraestrutura aberta representa oportunidade de modernização de modernizar operações, uso estratégico dos dados e maior eficiência.

De acordo com Galípolo, atualmente o Open Finance soma cerca de 70 milhões de contas e mais de 100 milhões de consentimentos ativos. Na iniciação de pagamento, as transações superaram R$ 1 bilhão em julho. “Cada vez mais o Open Finance mostra ser não apenas tecnologia, mas também inclusão, autonomia e poder de escolha.”

Em sua breve fala, Galípolo destacou também o avanço da governança do ecossistema, com a criação neste ano da Associação Open Finance. Sobre agenda evolutiva, o presidente do BC mencionou a implementação da portabilidade de crédito via Open Finance, cujos testes começam ainda em 2025. “O potencial é tornar esse processo mais ágil, seguro e vantajoso para o consumidor”, disse Galípolo.

Nesta quinta-feira (28/8), vários painéis discutiram casos de uso a partir do compartilhamento de dados no Open FInance, integração do BC com ecossistemas de outros reguladores, desafios de governança e visão de futuro. O evento está no canal do YouTube do BC.