Depois de perder o posto de segundo meio de pagamento mais aceito pelo e-commerce brasileiro para o Pix, o boleto está prestes a ser superado pelo BNPL (Buy Now, Pay Later, ou compre agora e pague depois). Segundo a mais recente edição do Estudo GMattos de Pagamentos, a aceitação dos boletos caiu novamente, para 47,5%. A do BNPL está em 42,4%.
“Aparentemente as inovações do boleto (liquidação em D-zero e o bolepix) não surtiram efeito. Com isso, o BNPL está prestes a se tornar a terceira forma preferida de aceitação das lojas online brasileiras”, diz o estudo.
A consultoria vê um cenário positivo para aceitação do BNPL “devido à instabilidade da oferta do parcelado via cartões de crédito”. Mas, também, à necessidade dos lojistas em buscar aumento da aprovação de pagamentos, ofertando meios alternativos para quem não tem cartão – ou para clientes que possuem cartão de crédito mas sem limite suficiente para efetuar compras parceladas.
Em julho, o Nubank, através da wallet Nupay, passou a oferecer a modalidade pela primeira vez – com o parcelamento banco, oferecido na jornada do aplicativo. Com isso, a oferta de BNPL por parte de bancos atingiu 28%. Esta foi a segunda maior percentual desde maio de 2023. No entanto, o BNPL lojista ainda prevalece.
À vista
Em relação aos recebimentos à vista, o Pix se estabelece como forma preferida dos lojistas. Em julho, 51% das lojas ofereceram benefícios exclusivos para o Pix. Na maior parte das vezes, os descontos alcançaram 15%. Este foi o mais alto índice do histórico para lojas com incentivos para o pagamento via Pix.
O estudo selecionou 59 lojas online de destaque no mercado brasileiro, nos mais diversos segmentos, que juntas representam volume dominante do mercado. As observações ocorrem a cada dois meses, desde 2021. As últimas aconteceram entre 2 e 4 de julho de 2024.