O Banco Central (BC) divulgou, pela primeira vez, os sumários executivos dos projetos selecionados no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) Lab. Alinhados aos pilares inclusão, competitividade, transparência e educação da Agenda BC#, os 11 projetos foram selecionados no LIFT Lab 2021, que reuniu 43 propostas. A iniciativa é coordenada pelo BC em parceria com a Federação Nacional de Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac).
Entre os selecionados, há iniciativas nos setores de agro, carteiras digitais, crédito 100% digital, prevenção à lavagem de dinheiro, empoderamento do cliente e Open Banking.
“A publicação e divulgação dos resultados do LIFT Lab é um momento importante de compartilhamento com toda a sociedade sobre as avaliações e resultados dos projetos. A partir deste momento, o setor privado pode dar continuidade aos projetos, bem como apresentar novas propostas inovadoras que possam tornar o sistema financeiro cada vez mais digital e inclusivo”, explica Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf).
Líder de Inovação da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), Rodrigoh Henriques destaca a importância de se divulgar o sumário executivo de todos os projetos que passaram pelo LIFT em 2021 agora, de uma forma objetiva, antes do LIFT Day, que acontece em março, com a publicação do relatório completo. “Assim, as pessoas criam interesse real e podem se aprofundar, depois, no projeto que, para elas, terá maior impacto no Sistema Financeiro Nacional”, acredita.
Entrega
O ciclo de cada LIFT se encerra no ano seguinte, com a publicação dos relatórios e a realização do LIFT Day, parte mais importante do laboratório de inovações para a sociedade.
“Durante o desenvolvimento, um grupo menor vê o trabalho e o que está acontecendo, os próprios proponentes, servidores do Banco Central, parceiros da tecnologia e nós da Fenasbac. Mas a sociedade, nesse momento, ainda não recebeu de volta tudo o que foi feito. Então, essa é a primeira entrega para a sociedade, em que fica claro o potencial real de cada um dos projetos, o que foi discutido, o que os inovadores estão pensando sobre o mercado”, conclui o líder de Inovação da Fenasbac, Rodrigoh Henriques.
Conheça a seguir os selecionados:
Agro Open Bank
Daniel Latorraca Ferreira, José Octávio Vicenzotto Corral
Centralização para pagamento de tributos através de Carteira Digital
Thiago Moraes de Souza, Marian Canteiro
Empoderamento do Cliente Bancário
Paulo Henrique Valadares Pereira, Ricardo Toledo de Oliveira, Flavio Ceci
Finanças para Motoristas e Entregadores
Matheus Parreira Machado, João Eliandro Germano Gomes
Formalização da operação de crédito 100% digital
Pedro Carvalho Santana, Leonardo Caixeta Martir
Grana Solidária
Hugo Brito, João Ignácio Brito
Observatório Amazônia
Rafael Lima Miranda, Marcelo Nunes dos Santos, Marcello Soares CastroPDF
Plataforma de Open Banking para Todos
Filipe Bruno Chan
RBDC
Thomaz Brandão Teixeira, Ronaldo Pagani Yamashita, Rodrigo Trindade BatistaPDF
Simplificando Pagamentos Digitais: prevenção à lavagem de dinheiro e antifraude
Luiz Guilherme Aragão Madeira Coimbra, Fabio Hideki Ikeno, Eric Alexandre Ikeda, Gabriel Magalhães Rodrigues