
A sexta ediรงรฃo do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Anbima (Associaรงรฃo Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha, aponta que o nรบmero de mulheres investidoras vem crescendo. O estudo mostra que 33% declararam ter investimentos em algum produto financeiro em 2022, com alta de 5 pontos percentuais ante 2021.
Na anรกlise do perfil das mulheres que investem, o levantamento mostra que 44% tรชm ensino mรฉdio e 35% tรชm o ensino superior, com faixa etรกria concentrada entre 35 e 44 anos (23%) e entre 45 e 59 anos (25%) e metade delas (50%) pertence ร classe C.
โร importante observar o recorte por gรชnero para que possamos entender como as mulheres estรฃo lidando com o dinheiro, quais sรฃo suas dรบvidas e preferรชncias e tambรฉm contribuir para que se sintam mais seguras e tenham mais autonomia na hora de tomarem suas decisรตes de investimentoโ, afirma Marcelo Billi, superintendente de Educaรงรฃo da ANBIMA.
De acordo com a pesquisa, as mulheres investem com o objetivo principal de ter seguranรงa financeira (47%), ou seja, รฉ a possibilidade de conseguirem juntar uma reserva que as atraem. Em segundo lugar aparece o retorno financeiro (23%) e, em um terceiro lugar mais distante, poder retirar o dinheiro sem prejuรญzo em caso de necessidade (7%).
Para as mulheres que nรฃo investem, as condiรงรตes financeiras seguem como principal empecilho (79%, o mesmo percentual de 2021) para que elas se tornem investidoras, apontando falta de dinheiro e/ou salรกrio baixo, por exemplo.
Principais meios de informaรงรฃo
Para buscar informaรงรตes sobre investimentos, as mulheres seguem preferindo falar, principalmente, com o gerente ou especialista em investimento presencialmente (28%), seguidos de amigos e parentes (20%), comportamento parecido com os homens. Com relaรงรฃo a influenciadores, fรณruns, blogs, consultorias e/ou casas de anรกlises, as citaรงรตes entre os homens aparecem entre 2 a 3 pontos percentuais ร frente.
Jรก quando questionados sobre quais os canais de informaรงรตes que utilizam para buscar mais detalhes sobre produtos financeiros, o mais mencionado por elas que investem foi a TV (35%) seguida do YouTube (32%), preferรชncia inversa ao dos homens, com os percentuais de 30% e 42%, respectivamente. Esse mesmo comportamento foi verificado em 2021. Interessante notar tambรฉm que Instagram e e-mail sรฃo mais utilizados por elas do que por eles.