As vendas do comércio eletrônico brasileiro se mantiveram fortes em abril. De acordo com o Mastercard SpendingPulse™, indicador que mede as vendas no varejo online e nas lojas em todas as formas de pagamento, o e-commerce brasileiro cresceu 69% no mês de abril, na comparação ano a ano.
A Mastercard considera como vendas no comércio eletrônico quando os compradores fazem um pedido ou o preço e as condições da venda são negociados pela internet, em um dispositivo móvel, extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.
O setor de eletrodomésticos foi o que mais cresceu no e-commerce brasileiro, com um aumento de 122% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, as vendas dos setores de combustíveis, supermercados, móveis, produtos de uso pessoal e doméstico, e produtos farmacêuticos, apresentaram desempenho inferior.
As vendas no varejo físico aumentaram 49% ano a ano – exceto os setores de automóveis, materiais de construção, restaurantes, e cama e banho. O setor de vestuário foi o que registrou a maior expansão, com 125% em comparação com abril de 2020.