'CROSS BORDER'

Menos da metade dos brasileiros usam cartão em viagens internacionais

Estudo realizado pela Visa em 13 países mostra que altas taxas cobradas e adoção do Pix são os responsáveis

Pagamentos
Pagamentos | Imagem: Canva

Menos da metade dos brasileiros usam cartões de crédito em viagens internacionais, seja para reservar passagens, hotéis e passeios quanto para os gastos no destino. Esta é uma das conclusões do estudo “Unlocking the future: Banking on cross-border payment habits“, da Visa. Segundo a pesquisa, as altas taxas cobradas pelos cartões e adoção do Pix são os responsáveis. A pesquisa ouviu mais de seis mil pessoas em 13 países – entre eles 600 brasileiros. O objetivo foi entender hábitos de consumo e os métodos de pagamento mais utilizados em transações internacionais. O brasileiro ficou entre os que menos usam cartão.

Porém, o mesmo estudo revelou que as taxas estão em segundo lugar entre os critérios de escolha do meio de pagamento internacional. Segurança vem em primeiro lugar. Segundo a Visa, três em cada quatro consumidores brasileiros já deixaram de usar um serviço de pagamento internacional devido ao risco de fraude. Além disso, 82% dos brasileiros esperam que bancos e fintechs contem com medidas de segurança robustas em seus serviços. 

Segundo a responsável por Commercial and Money Movement Solution da Visa na América Latina e Caribe, Ana Rojas, a segurança não é um diferencial, e sim uma exigência fundamental para conquistar e manter a confiança do consumidor. “Os brasileiros buscam um provedor confiável e demandam opções e orientação para ajudá-los a tomar decisões. Atender às expectativas dos clientes em segurança é essencial para impulsionarmos a adoção dos pagamentos digitais entre os brasileiros que viajam para o exterior”, afirmou Ana, na nota.

Comércio eletrônico

O estudo, encomendado pela Visa Direct – que opera em 195 países e mais de 150 moedas–, aponta que o crescimento das transações internacionais entre brasileiros está impulsionado principalmente por três categorias: viagens, envio de remessas e e-commerce.

“O comércio eletrônico internacional tem sido amplamente adotado pelos brasileiros: 82% afirmam ter feito compras em sites estrangeiros no último ano”, diz a nota. “Esse comportamento reflete um perfil de consumo globalizado, com busca por produtos e serviços de fora do País.”

Ainda segundo o estudo, quatro em cada dez brasileiros enviaram ou receberam dinheiro do exterior nos últimos 12 meses, utilizando, na maioria das vezes, transferências bancárias ou eletrônicas.

O estudo revelou que 75% dos brasileiros estão procurando por mais escolhas quando se trata de transações internacionais. No que diz respeito à escolha do meio de pagamento internacional, os cinco fatores mais importantes para os brasileiros na escolha de um meio de pagamento internacional são: segurança, taxas, credibilidade, confiança e por fim, facilidade de uso. A valorização deste último critério supera aspectos como velocidade e até mesmo anonimidade, priorizados por outros países. 

Metodologia

Estudo quantitativo declarado e autopreenchido, conduzido entre junho e julho de 2024. O universo representado é de homens e mulheres entre 18 e 80 anos que enviaram, receberam ou gastaram dinheiro no exterior ou online no último ano. Foram realizadas 6.500 entrevistas em 13 países, com 500 entrevistados por mercado: Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, Austrália, Hong Kong, Filipinas, Cingapura e Emirados Árabes Unidos. Essa abordagem proporcionou uma ampla representação numérica do comportamento e das preferências dos consumidores em relação a pagamentos internaciona