Estudos e Relatórios

PIX ajuda comércio a vender por impulso; meio de pagamento já é o mais usado nesse tipo de compra, mostra pesquisa

As novas formas de pagamento e tecnologias bancárias estão causando grande impacto e mudanças de hábitos nos consumidores brasileiros de todas as gerações. Segundo dados da pesquisa divulgada hoje pela Temenos, a facilidade de acesso a contas bancárias por dispositivos móveis foi potencializada pelo advento do PIX – o meio de pagamento instantâneo já é o preferido para compras de impulso. Considerando os três métodos mais usados – crediário, cartão de crédito à vista e o PIX -, este último é usado por mais de 38% dos entrevistados.

“O brasileiro é conhecido por passar muitas horas online, e o que fazia nas redes sociais agora está fazendo também com suas contas. É o que chamamos de impulso tropical”, diz Victor Pego, executivo de vendas sênior da Temenos para o Brasil. “Hoje, as operações bancárias não acontecem apenas no banco, acontecem onde quer que você esteja”.

Mais de três quartos (86,1%) dos entrevistados fizeram uma compra espontânea de até R$ 1.000 pelo celular. Tecnologias mais antigas, como cartões de crédito, parecem estar caindo em desuso entre os brasileiros mais jovens, com apenas um em cada dez (11,8%) da Geração Z usando cartão de crédito para pagar compras espontâneas, em comparação com uma média de um quarto (24,6%) dos maiores de 25 anos.

A pesquisa ouviu mais de 400 brasileiros entre 1º e 3 de julho de 2022 para compreender como eles se relacionam com suas finanças, suas compras e suas economias. A Temenos é uma empresa com sede na Suíça, especializada em software para bancos.

LEIA MAIS: