O Pix é o meio de pagamento mais usado pelos clientes nas compras online nos e-commerces, superando o uso do cartão de crédito. Segundo pesquisa realizada em conjunto pela Cielo e Expertise/Opinion Box, 67% usam Pix e 57% usam cartão de crédito.
A pesquisa ouviu 200 responsáveis pelo relacionamento com as credenciadoras em suas respectivas empresas, e pela área financeira dos estabelecimentos comerciais. O levantamento foi entre 29 de abril e 3 de maio, e a margem de erro é de 6,7 pontos percentuais.
O pagamento instantâneo conta com o incentivo dos le-commerces, que costumam oferecer descontos. Segundo o levantamento, metade deles faz isso. Mas em compras presenciais, há um empate: 57% para ambos os meios de pagamento.
Em relação a compras acima de R$ 100, tanto nas feitas online quanto em lojas físicas, o cartão ainda predomina sobre o Pix. Ou seja, o Pix domina em quantidade de transações mas não em volume.
Quase 30% dos lojistas utiliza a maquininha para receber Pix. Entre os que compartilham a chave Pix, apenas 7% demonstra desconhecer essa possibilidade.
Em relação aos novos canais de venda, 81% dos lojistas já realizam transações via WhatsApp e 65% pelas redes sociais, mesmo entre os comerciantes que possuem loja física. A maquininha de cartão permanece como principal meio de pagamento entre os varejistas (96% do total), mas o link de pagamento já é utilizado por 56% dos respondentes.