Quase metade (49%) dos consumidores compram via aplicativo e 40% fazem pagamentos sem contato – e 47% dos brasileiros reduziram a utilização do dinheiro em espécie em 2021. As conclusões são do Relatório Pace Pulse, revelando que novos hábitos são convergentes à oferta de novas ferramentas e inovações tecnológicas como o PIX.
O estudo, realizado pela FIS em parceria com a Ipsos, mostra o crescimento de diferentes métodos tecnológicos na hora de o consumidor efetuar sua compra. Um grupo de 52% dos entrevistados afirmou ter utilizado pagamentos online, 49% adquiriu sua mercadoria por meio de aplicativos e 40% optou por pagamentos sem contato em 2021. Todos os percentuais subiram se comparado ao levantamento anterior.
A pesquisa observou ainda a aceitação da população a outros meios de pagamentos como QR Codes (31%) e Buy Now Pay Later, ou simplesmente BNPL, (13%). A mudança de hábitos do consumidor é um reflexo da disponibilidade de novas ferramentas e inovações tecnológicas do setor financeiro.
A chegada do PIX, pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, é um exemplo das facilidades que têm influenciado a escolha do brasileiro. Segundo dados da autoridade monetária, o volume financeiro de transações via PIX registrado no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) foi de R$ 622,4 milhões em dezembro de 2021. O crescimento foi 451%, se comparado a janeiro do mesmo ano, quando a movimentação chegou a R$ 137,9 milhões. O número de pessoas físicas e jurídicas cadastradas também subiu de forma expressiva. Eram 65,4 milhões de usuários em janeiro de 2021 e fechou o ano com 117,7 milhões de cadastrados, representando 79,8% de novos usuários no sistema do Banco Central.
O estudo também analisou o comportamento do consumidor brasileiro por gerações. Em 2021, todas as faixas etárias tiveram significativa adesão por pagamentos via aplicativos e sem contato. Pessoas entre 18 e 40 anos são as mais aderentes às compras por aplicativos, sendo o método preferido por 61% dos Young Millennials (de 25 a 29 anos), 57% da geração Z (de 18 a 24 anos) e 51% dos Senior Millennials (de 30 a 40 anos). Embora em menor proporção, os consumidores das gerações X (41 a 55 anos) e Baby Boomers (acima dos 55 anos) afirmaram pagar suas compras via app, sendo 45% e 34%, respectivamente.
Também aumentou a preferência por pagamentos contactless, aqueles feitos por aproximação, sendo mais representativo o uso entre os Young Millennials, com 49%, seguidos das gerações Z (43%) Senior Millennials (42%), X (39%) e Baby Boomers (28%).
Segundo Marcelo Góes, head de Soluções e Produtos da FIS para América Latina, essas tendências vieram para ficar. “O brasileiro é naturalmente um público que adota tecnologias com agilidade. Para os meios de pagamento, acontece o mesmo, assim como podemos ver na adesão ao PIX”, diz.