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Quem é você na fila do Open Finance? 75% dos app de bancos já oferecem adesão, mas quase 30% dificultam o acesso, diz pesquisa

Entramos na 4ª fase de implementação do Open Finance, e os bancos associados à Febraban já oferecem mais de 45 serviços integrados, como agregadores financeiros, iniciação de pagamentos e serviços voltados para cashback. Porém, embora 75% dos aplicativos de bancos e fintechs ofereçam aos clientes a possibilidade de adesão, 30% ainda dificultam o acesso.

As conclusões são da segunda edição do estudo Finfacts – descobertas e oportunidades que valorizam os serviços financeiros, do Google Cloud. E mais: 40% das instituições analisadas só oferecem 1 serviço para seus clientes, “o que pode gerar uma desvantagem para elas no futuro”, diz o estudo, que levantou 25 “fatos” depois de estudar aplicativos de 21 bancos e fintechs em abril deste ano.

Outras conclusões interessantes sobre Open Finance:

  • 6 de 15 instituições oferecem apenas um serviço integrado ao Open Finance
  • Apenas 6 de 15 instituições oferecem Personal Financial Management como um serviço integrado ao Open Finance
  • 8 de 15 instituições financeiras já oferecem a possibilidade de realizar transações com o saldo de outra conta, através do Open Finance
  • Apenas 8 de 15 instituições comunicam ofertas de crédito atreladas ao Open Finance
  • Apenas 1 de 15 instituições oferece canal de atendimento sobre Open Finance que vá além de um FAQ

A inclusão do Open Finance na análise é a novidade desta edição, mas o estudo traz conclusões também sobre segurança, PIX e usabilidade.

“Nunca o bom uso da tecnologia foi um fator tão decisivo na performance das instituições financeiras. O Google Cloud oferece às instituições financeiras soluções capazes de melhorar a experiência digital dos clientes, a partir de Inteligência Artificial que realizam melhor leitura de dados, apoiam nos esforços de compliance, evitam fraudes, além de oferecer mais segurança e ajudar a tomar melhores decisões de negócios”, explica Marco Bravo, head do Google Cloud Brasil.

Os 25 “finfacts” do estudo

  • Apenas 2 instituições oferecem o scan de documentos para facilitar o cadastro e diminuir etapas
  • 5 das 21 instituiçõe ainda levam mais de 24 para abrir uma cont no processo digital
  • 15 de 20 instituições não identificam um CPF simulado no cadastro para abertura de conta
  • 13 das 21 instituições têm os termos de uso otimizados para mobile. Apenas 4 apresentam um resumo de fácil compreensão
  • 11 das 21 instituições não deixam claro em qual etapa do processo de abertura de conta o usuário está
  • Apenas 9 instituições oferecem já no onboarding mais de três produtos de empréstimo para usar o limite pré-aprovado
  • 12 de 20 instituições ainda não oferecem ferramentas de planejamento financeiro
  • 3 de 18 instituições exigem um novo cadastro, solicitando os mesmos dados da abertura de conta na contratação do cartão de crédito
  • 3 instituições ainda não possibilitam ativação do cartão de crédito virtual antes da chegada do físico
  • Das 17 instituições que possuem chatbot, 5 tiveram uma avaliação ruim da experiência e ainda não utilizam linguagem natural
  • 11 instituições não aceitam comandos de voz para navegação no app. E 15 de 17 ainda não compreendem mensagem de áudio no chatbot
  • Das 10 instituições que oferecem suporte humano via chat, 5 demoram em média mais de 30 minutos para iniciar o atendimento
  • 19 de 20 instituições não apresentam nenhum recurso de acessibilidade no app, e 9 oferecem apenas um canal de atendimento para deficientes auditivos
  • 11 dos 20 aplicativos não reconhecem a intenção do usuário de realizar um pix, mesmo com uma chave copiada
  • 7 das 21 instituições apresentaram falhas de conexão ou erros de indisponibilidade do app em mais de um momento durante o estudo
  • 10 de 20 instituições ainda não oferecem recursos extras de segurança como geolocalização, rede segura e identificador de voz
  • Apenas 4 instituições bloqueiam a captura de telas internas do app e uma delas não informa o motivo do bloqueio
  • Nenhuma instituição solicitou a reautenticação logo após o usuário bloquear a tela do celular
  • 5 de 20 instituições ainda não oferecem o Open Finance para seus usuários
  • 4 de 15 instituições não deixam claro o passo a passo para completar a adesão ao Open Finance
  • 6 de 15 instituições oferecem apenas um serviço integrado ao Open Finance
  • Apenas 6 de 15 instituições oferecem Personal Financial Management como um serviço integrado ao Open Finance
  • 8 de 15 instituições financeiras já oferecem a possibilidade de realizar transações com o saldo de outra conta, através do Open Finance
  • Apenas 8 de 15 instituições comunicam ofertas de crédito atreladas ao Open Finance
  • Apenas 1 de 15 instituições oferece canal de atendimento sobre Open Finance que vá além de um FAQ