A edição de 2022 do Relatório de Apps Mobile de Finanças da Liftoff, plataforma de aceleração de crescimento para a indústria mobile, registrou aumento do custo de aquisição de usuários para esses aplicativos, ou seja: as empresas têm investido cada vez mais para atrair novos clientes.
O aumento de custo tem relação direta com o aumento da procura dos clientes por aplicativos bancários, de investimentos (incluindo criptomoedas) e de fintechs (como apps de score de crédito ou rastreadores de gastos).
Segundo dados da Febraban, 7 a cada 10 transações bancárias em 2021 foram feitas em canais digitais no Brasil. Além disso, as operações financeiras realizadas em celulares contaram com crescimento de 75%, chegando a 16,3 bilhões de movimentações.
Os principais destaques do Relatório de Apps Mobile de Finanças incluem:
- O custo por instalação (CPI), ou seja, o quanto a empresa paga a cada download que é realizado por meio de um anúncio, passou de US$ 2,45 para US$ 2,33.
- Entretanto, para que atividades mais específicas além do download sejam executadas dentro dos aplicativos, o investimento precisou aumentar. Neste sentido, a ação para levar um usuário a se registrar ou abrir uma conta no aplicativo, informando e-mail, nome e número de telefone, também conhecida como custo por registro (CPR), aumentou quase 3 dólares desde o ano passado, quando estava em US$ 7,95, chegando a US$ 10,87. Além disso, o custo para ações como solicitar crédito a um aplicativo bancário ou fazer uma compra em um aplicativo, relacionados ao custo por ativação (CPA), praticamente dobrou, indo de 9,78 para 18,08 dólares.
- Usuários latino-americanos são mais rentáveis para adquirir. Os usuários da América Latina (LATAM) são econômicos para adquirir (US$ 1,60), mas apenas 18,3% se registram nos aplicativos.
- Os aplicativos do segmento de fintech oferecem uma experiência mais moderna, inovadora e fácil, além disso, os seus usuários executam mais ações dentro das plataformas do que os de aplicativos de bancos tradicionais. O relatório da Liftoff descobriu que, embora custe mais para obter o registro de usuários de fintech (US$ 17,96), esses aplicativos ativam mais contas (56,3%). Por outro lado, os usuários de aplicativos de bancos tradicionais custam menos para adquirir (US$ 1,50), mas se registram com taxas mais baixas (10,2%).
- Usuários de iOS são mais caros para adquirir do que os de Android. Os dados apontam que a plataforma faz diferença ao segmentar usuários financeiros. Os usuários de Android são mais econômicos para adquirir do que os do iOS (US$ 2,09 em comparação com US$ 4,35). Eles também são 2x mais propensos a fazerem ativações dentro dos aplicativos (15,9% de CPA em comparação a 6,5%).
Esta é uma tendência que vem sendo notada há alguns anos pelos dados da Liftoff. No Relatório de Apps Mobile de Finanças de 2021, o custo de instalação em dispositivos Android era 55% mais barato do que os do sistema operacional da Apple.