Apenas 18% dos brasileiros conectados à internet sabem o que é o Drex, moeda digital do Brasil. A conclusão é de uma pesquisa encomendada pela TecBan ao Datafolha. A “Relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros e com caixas eletrônicos” investigou os hábitos e demandas da população em relação aos bancos e aos meios de pagamentos.
Para Luiz Fernando Ribeiro Lopes, gerente de plataformas digitais da TecBan, isso mostra a importância de promover a educação financeira da população e disseminar o impacto do real digital na vida do brasileiro. “Assim como houve no Open Finance, temos ainda muita oportunidade para ensinar as pessoas sobre os casos de uso do real digital e as implicações no dia a dia. Temos contribuído com o Banco Central validando temas como escalabilidade, segurança e privacidade do DREX e a barreira do desconhecimento será crucial para escalar o real digital no Brasil. Vale ainda ressaltar que o DREX ainda está em fase de piloto, ou seja, não está disponível para uso produtivo”, diz.
O estudo foi realizado de forma on-line através de painel de internautas, entre os dias de 25 de setembro a 6 de outubro de 2023, com abrangência nacional. Foram entrevistadas 1.519 pessoas, de todas as classes econômicas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.