
O iFood Pago, banco digital do aplicativo de delivery, vai lançar nos próximos meses um cartão de crédito voltado exclusivamente para restaurantes. A informação é de Thais Redondo, diretora da unidade financeira do iFood, durante sua participação no “StartSe Fintechs & Insurance 2025”, nesta quinta-feira (15/5). A novidade é parte da estratégia da empresa de ampliar o acesso a soluções financeiras para os estabelecimentos que operam na plataforma.
“Acesso a crédito hoje é um valor para a nossa base de restaurantes”, disse Thais. Segundo ela, o novo produto nasce da demanda por novas formas de financiamento e gestão de caixa. O plástico vai incluir benefícios específicos para o setor de alimentação, além de estar conectado à conta digital já oferecida pelo iFood Pago.
Hoje, a fintech do iFood já soma mais de 175 mil restaurantes com conta ativa. Segundo a executiva, 70% do crédito concedido por meio da plataforma foi anteriormente negado por bancos tradicionais. Isso só é possível, explicou Thais, porque o iFood adota um modelo alternativo de análise, que leva em conta o comportamento de cada restaurante dentro do ecossistema. Os dados analisados incluem padrão de vendas, sazonalidade e desempenho nas entregas — e não apenas os critérios convencionais de score e capacidade de pagamento.
Relacionamento
“O que define a liberação de crédito não é só o dado financeiro tradicional. É o dia a dia do restaurante com a gente. E a gente acompanha esse parceiro desde antes da contratação até o uso do recurso”, disse. De acordo com a executiva, restaurantes que tomam crédito pelo iFood Pago apresentam, em média, um crescimento 20% superior aos que não tomam.
Além do novo cartão, Thais destacou o desempenho recente da “maquinona“. A solução de pagamentos do iFood une hardware, cashback e um sistema de gestão do relacionamento com clientes (CRM) voltado para o setor. Lançada no ano passado, a “maquinona” já movimenta R$ 80 milhões em TPV por mês e tem feito restaurantes registrarem aumento de vendas entre 7% e 40%. “A gente tem um caso de restaurante que precisou mudar de prédio depois de crescer 40% com a “maquinona”, contou.
Mais de 300 mil consumidores já foram identificados por meio da ferramenta, que permite aos restaurantes conectar o atendimento físico com o digital — incluindo campanhas direcionadas com base no histórico de consumo.
Desde que incorporou a fintech Zoop no ano passado, o iFood vem ampliando sua infraestrutura para produtos financeiros. “A Zoop fortalece as soluções tecnológicas e nos dá mais agilidade. O tap on phone é um exemplo disso: trazemos os benefícios da maquinona para restaurantes que não querem investir em hardware”, disse Thais.
Inovação
A executiva também falou sobre o modelo interno de inovação do iFood. Para explorar novos produtos com agilidade, a empresa trabalha com os chamados GXPs — grupos experimentais multidisciplinares, com autonomia para testar hipóteses rapidamente e validar ideias antes de escalá-las. “A maquinona nasceu de um GXP no começo do ano passado. Testamos, vimos o potencial e transformamos num produto”, explicou.
Para Thais, o iFood Pago deixou de ser apenas um meio de pagamento para se consolidar como um ecossistema financeiro completo, com produtos voltados à realidade dos estabelecimentos. Com uma base de 400 mil restaurantes e mais de 120 milhões de pedidos por mês, a empresa aposta no uso intensivo de dados e na proximidade com o cliente como diferencial frente ao sistema financeiro tradicional. “Hoje, a gente já não fala mais de delivery. É um ecossistema que entrega soluções completas para toda a cadeia”.