A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) lançaram nesta sexta-feira, 11/10, o ContraGolpe. A nova ferramenta visa ajudar investidores a entender melhor o mundo dos investimentos – e a se proteger. Para reconhecer fraudes potenciais em ofertas de investimento, basta responder a uma série de perguntas simples e objetivas.
O ContraGolpe funciona como uma primeira linha de defesa, avaliando o risco de fraude e emitindo um relatório com orientações educativas sobre os principais pontos de atenção. “Além de investigar mais profundamente a oferta, o usuário deve também buscar orientação de profissionais certificados. A ferramenta não garante a segurança do investimento nem substitui a pesquisa mais detalhada por parte do investidor”, afirma Bernardo Srur, CEO da ABcripto.
A iniciativa é parte da Semana Mundial do Investidor 2024 (World Investor Week – WIW), evento promovido pela IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores). A campanha ocorre até 13/10 e aqui está a programação completa da agenda oficial.
A Semana Mundial do Investidor tem a CVM como coordenadora no âmbito do Comitê de Investidores de Varejo da IOSCO e promovida nos mais de 100 países-membro da organização. A WIW surgiu em 2017, como projeto piloto, depois de proposta da CVM para desenvolver campanha global para proteção e educação do investidor.