Gente

Alan Mareines é o novo CEO e Márcio Castro, ex diretor da B3, passa a presidir o conselho da companhia LINA OpenX

Márcio Castro, que ocupava o cargo de CEO na empresa, passa exclusivamente a presidir o conselho da companhia, ao lado de André Melo, CEO e Fundador da RTM e Jota Silveira, Vice Presidente do Conselho de Administração do Banco Modal. Quem assume agora a cadeira de CEO é Alan Mareines, Diretor de Produtos e Tecnologia na LINA.

Márcio Castro, Lina OpenX

Márcio Castro é um experiente executivo de tecnologia do setor financeiro brasileiro. Foi Diretor de Tecnologia de empresas como Banco J, Safra e B3, onde atuou por 15 anos em diferentes estágios da companhia (BM&F, Cetip). Na B3, foi responsável por projetos críticos e estratégicos, como a implantação dos sistemas de negociação GTS e PUMA, ambos no protocolo de comunicação FIX.

Também foi um dos primeiros integrantes do projeto IPN da B3, um dos mais ambiciosos e abrangentes projetos da área de Pós-Negociação, que visava integrar a operação dos diferentes sistemas de compensação mantidos pela companhia. Foi também CIO da Rede, uma das maiores adquirentes de cartão de crédito e processadoras de pagamentos do Brasil, e CIO da XP Investimentos, a maior corretora de investimentos do país.

André Melo é CEO e fundador da RTM, maior hub integrador do mercado financeiro, empresa e possui 40 anos de experiência no mercado financeiro e na área de Tecnologia. Já foi gerente da bolsa de valores do Rio de Janeiro, acionista e diretor de empresa de tecnologia com foco no mercado financeiro em Portugal. Também atuou na ANDIMA, ANBIMA e CETIP como superintendente de tecnologia, 

Jota Silveira está no mercado financeiro há mais de 40 anos, atuando como COO em instituições financeiras como Sudameris, JP Morgan, Goldman Sachs, Banco B3, Gávea Investimentos, Banco Original e Banco Modal.   Nos últimos meses, assumiu um novo papel como Membro do Conselho de Administração no Banco Modal, após uma longa trajetória como COO, trabalhando na reestruturação e transformação na gestão de um banco digital.

O novo CEO, Alan Mareines, acumulou anos de experiência atuando como consultor no setor financeiro brasileiro, especialmente na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), onde teve a oportunidade de participar de projetos estratégicos, como o desenvolvimento do sistema centralizado de liquidação de operações de cartão de crédito (SLC).

Como especialista em pagamentos, trabalhou em estreita colaboração com o Banco Central do Brasil (DEBAN) e com as IMF’s brasileiras, liderando o grupo de estudos que avaliou a implementação das mensagens de pagamentos ISO 20022 no Sistema de Pagamentos Brasileiro, o SG ISO 20022 TF.A LINA tem como propósito superar desafios tecnológicos e possibilitar que cada vez mais empresas tenham seus negócios orientados por dados.