GOVERNANÇA

Cassio von Gal assume como presidente do conselho da ABBC

Executivo assume no lugar de Sílvia Scorsato; associação também elegeu Eduardo Guimarães como vice-presidente do conselho

Cassio von Gal/ABBC
Cassio von Gal/ABBC | Imagem: divulgação

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) elegeu nesta terça-feira (8/4) Cassio von Gal como presidente do Conselho de Administração para o biênio 2025-2027. Ele assume no lugar de Sílvia Scorsato, que seguirá como integrante do conselho da entidade. A associação anunciou também Eduardo Barcelo Guimarães como vice-presidente do conselho.

O anúncio ocorre semanas após a ABBC divulgar a escolha de Leandro Vilain (ex-diretor da Febraban) como o primeiro CEO da associação.

Atual vice-presidente executivo do Banco Bocom BBM, Cassio já esteve na vice-presidência da ABBC em três mandatos: entre 2003 e 2005; de 2021 a 2023; e de 2023 a 2025. Engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e com mais de quatro décadas no setor financeiro, o executivo está desde 2012 no BOCOM BBM.

Trajetórias

Em sua carreira, Cassio soma passagens por instituições como Banco Francês e Brasileiro, The First National Bank of Boston, Norchem – Banco Noroeste Chemical de Investimento. Foi, ainda, diretor no Banco Chase Manhattan, Banco BMC e Banco Fibra. Atuou também na direção da Galvão Participações.

Como presidente do Conselho da ABBC, será responsável por liderar as pautas institucionais e definir os rumos estratégicos da entidade. “Tenho clareza de que o papel da associação é cada vez mais estratégico em um setor que se transforma com rapidez e exige posicionamento, escuta ativa e capacidade de articulação”, afirmou ele, em nota.

Eduardo, por sua vez, reúne mais de 50 anos de experiência no mercado financeiro. Atualmente, é diretor do Banco Industrial do Brasil (BIB), onde está desde 2001. Antes, foi diretor do Banco Sofisa, Banco Santos, Banco Excel e Banco Banco Iochpe, de acordo com perfil no site do BIB. “Com sólida visão estratégica e amplo conhecimento técnico, Eduardo reforça a liderança da entidade neste novo ciclo”, diz a nota da ABBC.

“Nos últimos anos, fortalecemos nossa governança e ampliamos a representatividade institucional, sempre atentos às demandas dos associados, antecipando transformações e promovendo a inovação. Tenho plena confiança de que Cassio von Gal e Eduardo Barcelos Guimarães darão continuidade a esse trabalho, preparados para enfrentar os novos desafios do sistema financeiro”, afirmou a ex-presidente do conselho, Sílvia Scorsato.

Instituída em 1983, a ABBC tem mais de 120 instituições associadas. Entre elas, há bancos, cooperativas de crédito, instituições de pagamento e financeiras. Os pilares estratégicos da entidade incluem fomento à competitividade; representatividade do setor; promoção da inovação em serviços financeiros; ações ESG; cibersegurança; e prevenção a fraudes.