O Nubank comunicou na sexta-feira (4/7) a chegada de Otávio Ribeiro Damaso, ex-diretor do Banco Central (BC), como consultor para assuntos regulatórios e de gestão de riscos. O anúncio ocorre no mesmo mês em que o ex-presidente do BC, Roberto Campos Neto, assume o posto de vice-chairman do banco digital.
Assim como Campos Neto, Damaso concluiu seu mandato à frente da diretoria de Regulação do BC no final de 2024. Desde então, também vinha cumprindo uma quarentena de seis meses, período exigido pela autoridade monetária.
No Nubank, Damaso atuará como observador permanente no Comitê de Auditoria e Risco da Nu Holdings e no Comitê de Risco da Nu Pagamentos, a instituição brasileira do grupo. Além disso, irá aconselhar o grupo como consultor em temas relacionados a ambientes de negócios e risco.
Carreira
Com ampla experiência nos setores financeiro e regulatório, Damaso ocupou o posto de diretor de Regulação do BC entre 2015 e 2024. Nesse intervalo, houve avanços cruciais na agenda de inovação e concorrência no sistema financeiro. Entre eles estão, por exemplo, os lançamentos de Pix, Open Finance e Drex, assim como a criação das fintechs de crédito (SCDs e SEPs). Já no final de sua gestão, a área de Damaso no BC colocou “lupa” sobre o modelo de Banking as a Service (BaaS) e passou a apertar as regras para as instituições participantes do Pix.
Em sua trajetória profissional, Damaso foi chefe de gabinete do presidente do BC de 2011 a 2015. Além da atuação no regulador do setor financeiro, ele foi secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2008. Integrou, ainda, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) em dois mandatos distintos (2004-2007 e 2015-2024).
Economista pela Universidade de Brasília (UnB), Damaso presidiu também o Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, do IRB Brasil RE e do Banco do Estado do Ceará.