
Às vésperas de completar um ano como CEO do iFood, Diego Barreto acaba de acumular mais um cargo: o de responsável pelo ecossistema latino-americano da Prosus. A holding global de investimentos em internet fundada em Amsterdã é controladora da Movile – fundada pelo empresário baiano Fabrício Bloisi. A Movile, por sua vez, é a controladora do iFood.
“Meu papel será de organizar os ativos da Prosus como um ecossistema, ou seja, encontrar elementos de contato desses ativos que permitam o ecossistema crescer mais e mais rápido a partir de uma fidelização exponencial dos usuários”, diz Diego ao Finsiders Brasil. No caso das fintechs, a expansão do grupo na região será por meio do iFood Pago, vertical lançada no ano passado.
Diego chegou ao Grupo Movile em 2016 e passou a atuar no iFood em 2018, quando assumiu como vice-presidente de Finanças e Estratégia. “Foram seis anos trabalhando ao lado do Fabrício, compartilhando sua visão de futuro, importantes decisões e contribuindo para a consolidação da cultura do iFood, para o seu crescimento e inovação”, afirmou Diego em nota, quando assumiu como CEO. Na época, ele disse que daria continuidade ao plano de crescimento e inovação da empresa, “além da geração de impacto positivo por meio da educação para o País.”
Diego é mineiro, formado em Direito pela PUC de São Paulo com MBA pelo IMD Business School. É autor de dois best sellers: “Nova Economia” e “O Cientista e o Executivo”.
Prosus Ventures
A Prosus é um grupo global de internet voltado ao consumidor. Tem investimentos em setores como food delivery, classificados online, fintech e educação em mais de 100 países na Europa, China, Índia e Brasil. Por meio da Prosus Ventures, o grupo investe em novas oportunidades de crescimento tecnológico em logística, fintech, saúde, blockchain, plataformas sociais e de comércio eletrônico, agricultura, por exemplo. Desde 2008, investiu mais de US$ 30 bilhões em mais de 90 empresas de tecnologia, sendo o iFood um dos seus investimentos de maior sucesso.
A Prosus também é investidora relevante de empresas como Tencent, Meituan, OLX, Delivery Hero, entre outros gigantes globais. No Brasil, a Prosus tem participações na Kovi, Creditas e Sympla, entre outras startups.
Fabrício passou a presidência do delivery brasileiro a Diego em maio de 2024 para assumir como CEO global do grupo holandês. A Prosus comprou a Movile e, em 2022, os 33,5% do iFood que eram da Just Eat Holding Limited. Em fevereiro, o grupo comprou toda a Just Eat.