GESTÃO

Diego Perez é reeleito presidente da ABFintechs, que prepara mudanças

Em nota, a associação informou ainda que passará por reestruturação na governança

Diego Perez/ABFintechs
Diego Perez/ABFintechs | Imagem: divulgação

A assembleia geral da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), realizada na sexta-feira (28/3), aprovou a reeleição de Diego Perez para a presidência. Ele ficará no cargo por mais dois anos. Ele está no comando da ABFintechs desde 2021. Em nota, a associação informou que passará por uma reestruturação na sua governança.

A decisão também foi favorável à continuidade da atual diretoria, composta por Carlos Augusto de Oliveira (CEO e fundador da Certdox), Mariana Bonora (CEO e co-fundadora da Sette) e Marcelo Martins (CEO e fundador do Iniciador).

“A recondução da diretoria está alinhada a um plano de transição estratégica da associação. Atualmente, a ABFintechs conta com a contribuição voluntária de alguns associados para compor sua diretoria, mas passará a adotar uma estrutura profissionalizada”, diz a nota. Os profissionais serão alocados em dedicação integral à gestão e execução das atividades diárias da entidade. O objetivo é fortalecer sua atuação e ampliar sua representatividade no setor. 

Fundada em 2016, atualmente, a associação reúne cerca de 800 associados, quase o dobro dos 450 registrados em 2021.

Mudanças no conselho

A ABFintechs também mantém um conselho consultivo composto por figuras de destaque do mercado, como José Luiz Rodrigues (sócio da JL Rodrigues), Guilherme Horn (chefe do WhatsApp no Brasil, Índia e Indonésia), João Eduardo de Villemor Amaral (sócio-fundador e CEO da J Amaral Advogados), Sergio Costantini (ex-Santander, ABN Amro, BBVA e Mambu) e Stéphanie Fleury (Executiva, Apresentadora CNN Brasil e professora de estratégia na Link School of Business).

O conselho será deliberativo, garantindo maior alinhamento estratégico e mais agilidade nas tomadas de decisão. Nas próximas semanas, a diretoria reeleita convidará novos membros para compor o conselho, com o objetivo de ampliar a diversidade de expertise e fortalecer ainda mais o crescimento da entidade.

“Essa evolução faz parte do novo planejamento estratégico e da reestruturação da governança da associação, com foco em ampliar a relevância da ABFintechs e consolidar ainda mais seu papel no setor, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema fintech no Brasil”, disse na nota Diego.