A Ume, plataforma de crédito e pagamentos, anunciou Berthier Ribeiro-Neto como novo executivo-chefe de tecnologia (CTO, na sigla em inglês). O executivo chega à fintech com o objetivo de levar seu olhar e expertise na área para melhorar a experiência de crédito no varejo brasileiro.
A movimentação ocorre dois meses depois que a Ume recebeu US$ 15 milhões em uma rodada Série A, liderada pela PayPal Ventures, com participação da NFX, Globo Ventures, Clocktower Ventures, Big Bets, FJ Labs, Endeavor e Norte Ventures.
Berthier vem do Google, onde trabalhou por 19 anos e foi diretor de engenharia do centro brasileiro de tecnologia da big tech norte-americana. Também professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele foi um dos cofundadores da Akwan. A startup mineira, que tinha como produto o buscador de internet TodoBR, foi comprada em 2005 pelo Google.
Na Ume, fundada por seu filho de mesmo nome, Berthier comandará um time de engenheiros e está em constantes conversas para contratar ainda mais especialistas. Em nota, a fintech diz estar preparada para atender grandes varejistas e firmar parcerias estratégicas. Atualmente, a plataforma reúne mais de 2 mil varejistas com cerca de 400 mil clientes. Em 2025, a expectativa é originar R$ 500 milhões em operações de crédito.
Do arquivo Finsiders Brasil:
Fintech Ume usa “rede neural profunda” para dar crédito a negativados