
A Associação Brasileira de Internet (Abranet) tem novo presidente. Depois de dois anos, Carol Conway passou o cargo para Gil Torquato, e passou a presidir o Conselho. Gil é chairman do AIR Group (do grupo UOL). Jesaias Arruda segue como vice.
Em nota, Carol informou que na nova posição, vai dar continuidade ao “trabalho de fortalecimento institucional e de mercado do setor de internet no Brasil”. A entidade agrega fintechs, conectividade, inteligência artificial e edutechs, dentre outros.
Gil já foi vice-presidente executivo da Abranet, e participa da associação desde a fundação. Para ele, a entidade tem acompanhado – e impulsionado – a evolução do setor: “O mercado evoluiu muito, e a associação também evoluiu junto, ajudando o mercado a se transformar”, disse, na nota.
Para Gil, a Abranet deve ter um papel ativo no debate público: “A associação precisa estar em paralelo acompanhando essas evoluções, promovendo debates internos e, principalmente, discutindo como a regulação pode contribuir para o avanço – e não travar a evolução”. Ele reconhece os desafios relacionados a temas sensíveis, como o uso de dados e a manipulação de informações. Mas reforça: “Temos que pensar em como fazer com que a tecnologia contribua para uma sociedade melhor”.
No ano passado, em 14/5, a Abranet assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal para integrar a Plataforma Tentáculos. O foco do acordo é a adesão das paytechs e fintechs associadas à plataforma da PF.