Inter anuncia reestruturação na alta administração

Alexandre Riccio de Oliveira será o vice-presidente sênior de retail banking e Santiago Stel assume como VP sênior e de riscos do Inter

O banco digital Inter está anunciando nesta quarta-feira (5) uma mudança na sua estrutura de alta administração. Com as alterações, Alexandre Riccio de Oliveira será o vice-presidente sênior de retail banking, enquanto Santiago Stel assume como vice-presidente sênior e de riscos. Os dois deverão se reportar diretamente ao CEO João Vitor Menin.

Além deles, Amanda Ferracini vem do fundo de venture capital Softbank para liderar interinamente a área de data e analytics. O objetivo é alavancar o uso em big data e inteligência artificial no super app que soma hoje mais de 26 milhões de usuários. Ela se reportará diretamente a Alexandre de Oliveira.

“Com uma nova estrutura de gestão enxuta e ainda mais ágil, estamos dando um foco claro no nosso objetivo de colocar o cliente no centro, de forma eficiente e baseada em dados. Também estamos unindo a dedicação dos executivos que lideraram o Inter até o presente com a visão e a valiosa experiência de novos talentos”, afirma João Vitor Menin, CEO do Inter, em comunicado.

Movimentação

Desde 2013 no Inter, tendo sido diretor e diretor executivo, Alexandre já foi consultor do The Boston Consulting Group e trabalhou, ainda, na divisão de operações da Gerdau na América do Norte. Sob o seu guarda-chuva na área de retail banking, estarão Ray Chalub (operações), Priscila Salles (clientes), Flávio Queijo (crédito consignado e imobiliário), Paulo Padilha (seguros), Felipe Bottino (investimentos) e Mauro Rangel (originação de crédito).

Por outro lado, Santiago tem uma trajetória mais curta na instituição. Com passagens pela divisão de investment banking do Morgan Stanley, de mercado de capitais do Barclays e de riscos de mercado do Itaú, o executivo chegou ao Inter em abril de 2022. As verticais comandadas agora por ele têm Helena Caldeira, Thiago Garrides, Janderson Fachin, Leonardo Paixão, Ana Luiza Franco e Rafaela Vitória na liderança.

Por sua vez, o CEO João Vitor Menin continua à frente das áreas de e-commerce, marketing e branding, TI, crédito para empresas, RH e operações nos EUA. Essas áreas possuem Rodrigo Gouveia, Andrea Costa, Guilherme Ximenes, Marco Túlio Guimarães, Thais Leite e Cássio Segura no comando.

No processo de reestruturação, o Inter foi assessorado pelo Boston Consulting Group e o CEO contou com Nicola Calicchio, head da América Latina e membro do Comex Global da consultoria McKinsey, como seu conselheiro sênior.


Leia também:

Inter reforça o time de executivos em crédito e investimentos