
A Lerian, startup brasileira de soluções open source para infraestrutura financeira, contratou Wendel Paz como responsável por Desenvolvimento de Negócios. O executivo vai liderar a estratégia de crescimento, posicionamento de mercado e expansão comercial da empresa.
Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, telecomunicações e serviços financeiros, Wendel acumula passagens por Grupo Valecard, CSU, Swap, banco BS2, iugu, Regcheq, VR Benefícios e BlackBerry. Ao longo da carreira, atuou em projetos de crescimento acelerado, estruturação comercial e expansão de operações na América Latina.
Na Lerian, o executivo terá como missão acelerar a adoção da plataforma, estruturar parcerias estratégicas e ampliar a presença da empresa no Brasil. “A Lerian rapidamente conquistou espaço e visibilidade no mercado. Meu papel será impulsionar essa trajetória, garantindo escala, consistência e posicionamento estratégico”, afirmou ele, em nota.
Entre as prioridades estão a consolidação da Lerian como player estratégico de infraestrutura financeira e a ampliação da atuação junto a Instituições de Pagamento (IPs), Sociedades de Crédito Direto (SCDs) e bancos. “No longo prazo, queremos contribuir para um mercado financeiro mais eficiente, aberto e preparado para escalar”, disse o executivo.
Fundada em 2024, como revelou o Finsiders Brasil em reportagem exclusiva, a Lerian aposta em um ledger para core bancário no modelo open source (código aberto). Espécie de “coração” das instituições financeiras, o ledger é um banco de dados onde as transações são gravadas, reconcilizadas e auditadas.
Há cerca de um ano, a empresa anunciou sua primeira rodada de investimento, liderada pela Maya Capital. A captação de R$ 18 milhões teve a participação de Quartz, Supera Capital, Norte Ventures, Crivo Ventures e investidores-anjos.