MOVIMENTAÇÕES

Nuno Lopes Alves vai liderar Visa na América Latina e Caribe; Rodrigo Cury assume Brasil

Nuno terá função ocupada antes por Eduardo Coello, que será 'chairman' para a região; mudanças passam a valer a partir de outubro

Nuno Lopes Alves (esq.)e Rodrigo Cury/Visa | Imagem: divulgação
Nuno Lopes Alves (esq.)e Rodrigo Cury/Visa | Imagem: divulgação

A Visa anunciou nesta segunda-feira (15/9) que Nuno Lopes Alves, atual country manager da empresa no Brasil, passar a atuar como presidente regional para América Latina e Caribe. O executivo sucede a Eduardo Coello, que trabalhará como chairman para a região. No Brasil, o diretor geral será Rodrigo Cury, na Visa desde junho de 2024. Eles assumem as novas posições a partir de 1/10.

Com mais de 25 anos de experiência nos setores bancário, de pagamentos e consultoria, sendo oito deles na Visa, Nuno comandava o negócio no Brasil desde junho de 2021. Na ocasião, o executivo assumiu o cargo no lugar de Fernando Teles. Antes, Nuno também liderou o desenvolvimento de negócios no Brasil e comandou o crescimento da Visa em países da região Andina, como Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Brasileiro, Nuno foi criado em Portugal, e viveu em países como Espanha, Reino Unido e Colômbia. Na nova posição, a partir de outubro, ficará sediado em Miami, na Flórida (Estados Unidos). Ele se reportará a Oliver Jenkyn, presidente de Mercados Globais da Visa.

Com passagens ainda por Accenture e Barclays, Nuno é formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem MBA pela IESE Business School.

No Brasil

Rodrigo Cury, por sua vez, comandará os negócios da Visa do Brasil a partir do mês que vem. O executivo chegou à empresa em junho de 2024 como vice-presidente de desenvolvimento de negócios no Brasil, posição ocupada anos atrás por Nuno.

Com mais de 25 anos de experiência no setor financeiro, Rodrigo dirigiu a área de banking da Stone por quase dois anos. Antes, atuou por cerca de três anos no BTG Pactual, onde liderou a construção do banco digital da instituição. Passou, ainda, por Santander, Citi e Barclays. 

Já Eduardo Coello apoiará essa transição de Nuno enquanto assume sua nova posição como chairman. Na Visa, trabalha há mais de 25 anos. E lidera a região de América Latina e Caribe desde 2015. Agora, na função recém-criada, Eduardo comandará compromissos estratégicos importantes com autoridades governamentais e líderes do setor. De acordo com a empresa, o executivo também atuará como conselheiro especial. Seu foco estará no desenvolvimento de talentos de liderança e na otimização de modelos operacionais.

“Líder exemplar, Eduardo formou uma equipe sólida de talentos, e estamos extremamente felizes por Nuno assumir a liderança dos nossos negócios na América Latine e Caribe. Nuno é um líder inovador e estratégico, com fortes relações com clientes e uma visão aguçada sobre as transformações do comércio, especialmente neste momento em que entramos em uma nova e empolgante era para o setor de pagamentos”, disse Oliver Jenkyn, presidente de Mercados Globais na Visa, em nota.