'BLOCKCHAIN'

Parfin recruta ex-JP Morgan como co-CTO da plataforma Rayls

Israelense Jacob Mendel tem 23 patentes aprovadas e pesquisas em áreas como IA, Machine Learning e blockchain

Jacob Mendel/Parfin
Jacob Mendel/Parfin | Imagem: divulgação

A Parfin, empresa de infraestrutura em ativos digitais, anunciou a contratação de Jacob Mendel como novo co-CTO da Rayls, ecossistema de blockchain de segunda camada (layer 2). O executivo chega para fortalecer a infraestrutura tecnológica da Parfin, com foco em escalabilidade e cibersegurança, e fomentar a inovação dentro da equipe de engenharia.

Jacob soma 23 patentes aprovadas e pesquisas em áreas como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), criptografia pós-quântica e tecnologia blockchain. A trajetória profissional dele inclui posições como diretor executivo de Blockchain e Pesquisa Aplicada no JP Morgan e gerente geral do Centro de Excelência em Cibersegurança da Intel. Jacob passou, ainda, por empresas como State Street e Broadcom.

O executivo também traz no currículo projetos de impacto global. Por exemplo, no JP Morgan, liderou o desenvolvimento de uma plataforma escalável e segura para gerenciamento de ativos digitais, integrando blockchain, criptografia e conformidade.

Nascido em Israel, Jacob atua também como professor na Coller School of Management da Universidade de Tel Aviv. Lá ele liderou iniciativas de ponta em pesquisa de criptografia e cibersegurança.

Finanças tradicionais com DeFi

Na Parfin, seu objetivo é construir uma cultura colaborativa e inovadora, disse Jacob, em nota. “Juntei-me à Parfin por sua combinação única de talento excepcional e tecnologias inovadoras voltadas para serviços financeiros, especialmente sua abordagem integrada ao DeFi e TradFi”. DeFi é a sigla em inglês para finanças descentralizadas, enquanto TradFi representas as finanças tradicionais.

“A expertise do Dr. Jacob em cibersegurança e blockchain será crucial para o crescimento contínuo da Parfin em um momento tão importante para a empresa, enquanto trabalhamos em várias frentes, incluindo o Drex“, afirmou Marcos Viriato, CEO da Parfin, na nota.

Em outubro de 2024, a Parfin contratou Jiten Varu (ex-AWS, Credit Suisse e ABN AMRO) como responsável pela área de crescimento. Cerca de dois meses antes, recebeu US$ 10 milhões em uma rodada Série A liderada pela norte-americana ParaFi Capital.