MOVIMENTAÇÃO

Rafael Panelli deixa a Zoop e vai liderar produtos no Bankly

Executivo estava na fintech de 'banking as a service' do iFood desde 2021 e passou por bancos como Itaú e BV

Rafael Panelli/Bankly
Rafael Panelli/Bankly | Imagem: divulgação

No concorrido mercado de banking as a service (BaaS), a dança das cadeiras continua. Rafael Panelli, que estava na Zoop desde 2021, acaba de deixar a fintech do iFood para ir liderar produtos na Bankly, do banco BV. O próprio executivo comunicou seu novo posto em sua página no LinkedIn.

“Agora, estou entusiasmado para abraçar esta nova oportunidade no Bankly, uma empresa que está transformando o cenário de banking as a service no Brasil. É um privilégio fazer parte de uma equipe tão talentosa e comprometida em moldar o futuro dos serviços financeiros. Mal posso esperar para contribuir com a inovação, acelerar o crescimento e desenvolver produtos que impactem positivamente o mercado”, escreveu.

Ainda não se sabe oficialmente quem ficará no lugar de Rafael na Zoop, empresa que recentemente foi absorvida pelo iFood. O executivo, que era vice-presidente de produtos, estava na fintech desde novembro de 2021. Antes, foi diretor de produtos financeiros e risco de crédito da Abastece Aí, da rede de postos de combustíveis Ipiranga (do Grupo Ultra). Além disso, trabalhou por quase oito anos no Itaú Unibanco e mais de dois no antigo banco Votorantim (atual banco BV).

“Quero expressar minha profunda gratidão à Zoop. Foram anos de muito aprendizado, desafios e conquistas que levarei para sempre comigo. Agradeço imensamente aos meus colegas, parceiros e clientes pela confiança, por todo aprendizado e parceria ao longo dessa caminhada”, escreveu Rafael no LinkedIn.

Idas e vindas

O Bankly é uma empresa provedora de BaaS que chegou a pertencer à plataforma de cashback Méliuz. No fim do ano seguinte, o banco BV anunciou a compra do controle do Bankly, numa operação que evoluiu para a venda de 100% da companhia em junho de 2023. O negócio teve aprovação do Banco Central em outubro daquele mesmo ano.

No primeiro semestre deste ano, o Bankly registrou um volume total de pagamentos (TPV, na sigla em inglês) de mais de R$ 68 bilhões. Ao todo, soma 138 empresas parceiras, de acordo com dados disponíveis no balanço do segundo trimestre do BV.