
Raphael Mielle Trintinalia está assumindo o posto de diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que representa 115 instituições financeiras. O executivo assume o posto ocupado até o fim de 2025 por Walter Faria, que se aposentou após quase 35 anos na entidade.
Com experiência em finanças, negócios e estratégia, Raphael liderou a área de Inovação na antiga CIP, atual Núclea. Desde 2024, era superintendente de Estratégia de Negócios e Inovação na empresa. Em sua carreira, foi responsável por investimentos e M&A na Kick Ventures, assim como na Fundação Instituto de Administração (FIA) e na Digital House.
“Chego com a missão de dar continuidade ao trabalho impecável de quem passou por aqui antes de mim — o sarrafo está alto, e o respeito por tudo o que foi construído é enorme”, escreveu Raphael em post no LinkedIn. “Quero estar próximo do mercado, dos reguladores e de todo o ecossistema. Acredito que segurança e serviços não se constroem de forma isolada, mas com diálogo, escuta e troca constante”, complementou.
Na postagem, ele admite desafios importantes pela frente. Entre eles, o avanço das fraudes digitais, a sofisticação dos ataques, a pressão por experiências cada vez mais simples e, ao mesmo tempo, mais seguras. Cita, ainda, as novas funcionalidades do Pix, boleto dinâmico, duplicatas e novas formas de relacionamento entre clientes e instituições. “Tudo isso exige coordenação, confiança e, principalmente, ação conjunta”, escreveu.