O Bradesco tem uma nova executiva à frente de inovação: Renata Petrovic. Ela assume o posto com o objetivo de impulsionar a inovação em cada unidade de negócio do banco. Com a promoção, Renata segue na gestão do inovaBra. A executiva passa a liderar uma equipe de cerca de 100 pessoas. São profissionais distribuídos em diferentes pilares como inovação aberta, laboratório para experimentação e pesquisa de tendências.
“Meu objetivo é garantir que todas as proposições estejam alinhadas com as prioridades estratégicas do Bradesco, e que gerem impacto nos resultados da organização em um cenário de constante transformação”, disse a executiva, em nota. De acordo com ela, o inovabra é apenas uma área facilitadora. Já “a mentalidade de inovação está presente em todas as nossas unidades de negócio.”
Nos últimos oito anos, Renata atuou como responsável por inovação aberta, comandando o inovabra habitat, ambiente de coinovação do Bradesco. Durante esse período, encabeçou iniciativas para promover uma cultura de inovação, como um ideathon de Inteligência Artificial Generativa (GenAI), o Metaverso Experience, capacitação sobre Web 3.0 em larga escala para os funcionários, assim como o programa inovabra cultura.
Trajetória
Além disso, a executiva apoiou diversas unidades de negócio na implementação de novas soluções, por meio de parcerias com startups e utilização de tecnologias emergentes. Os casos incluem, por exemplo, o agregador financeiro Invest+ e o uso de GenAI para acelerar a leitura de textos oficiais e atas do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
Em sua trajetória profissional, Renata trabalhou por mais de cinco anos e meio no banco. Passou, ainda, por empresas como Ford e Semp Toshiba, além de liderar uma consultoria própria. Administradora de empresas, é mestre pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e tem especialização em Estratégia pela London Business School. É também membro da Comissão de Startups do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).