CHIEF FINANCIAL OFFICER

Roberta Rosenburg é a nova diretora financeira da Topaz

A executiva traz para a Topaz seus 25 anos de experiência na área de finanças em grandes corporações

Roberta Rosenburg/Topaz
Roberta Rosenburg/Topaz | Imagem: divulgação

A Topaz, techfin brasileira do Grupo Stefanini, acaba de anunciar a nomeação de Roberta Rosenburg como nova CFO (o equivalente à diretora financeira, na sigla em inglês). A executiva será responsável por reestruturar a área de finanças da companhia, que até julho última estava a cargo de Marcus Steffen.

Roberta vai, ainda, automatizar processos, desenvolver a capacidade analítica nas pessoas, além de liderar times e melhorar a comunicação e relacionamento no ambiente de trabalho. Também, terá o desafio de padronizar a companhia e equipes que permaneceram após aquisições, incorporando as marcas em um discurso só.

“Não queremos ser uma empresa que tem um CFO inatingível, mas sim, que pessoas conversem conosco. Temos muito a ganhar com esse processo”, disse Roberta, em nota. Ela lidera uma equipe de 54 profissionais na gestão das finanças, tesouraria, controladoria, FP&A, contabilidade, faturamento, impostos, folha, compras, facilities e jurídico em 25 países. Também é responsável pelo controle de fluxo de caixa, pagamentos, cobrança, investimentos, empréstimos para capital de giro, leasing, auditoria e orçamento.

“Há desafios, pois é uma empresa que está crescendo – de maneira orgânica e via aquisições. Precisamos abraçar todas essas operações para continuar a ter rentabilidade e atingir a receita de R$ 1 bilhão até 2025”, completa.

Experiência

Roberta tem sólida carreira na área de Controladoria, Finanças e Administração, além de 25 anos de experiência em contabilidade, e de desenvolvimento de equipes multifuncionais.

Já atuou na gestão de tesouraria, controle de fluxo de caixa, operações de empréstimos e investimentos, finanças internacionais e relacionamento com mercados financeiros locais e internacionais. Além disso, seu envolvimento é total com o negócio, com foco em redução de custos e alcance de resultados.

Roberta é mineira e mora há 18 anos em São Paulo – foi para a unidade da capital quando ainda trabalhava na Siemens. Faz parte do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), faz mentorias e consultorias. É coautora do livro “Conversas com Mentes Brilhantes sobre Inteligência Emocional” e do segundo volume do “Mulheres nas Finanças – Edição Poder de uma História”, que será lançado em 2025.

Possui formação em Administração de Empresas pela Universidade Fumec (Belo Horizonte/MG), especialização em Comércio Exterior pela UNA e Finanças Corporativas pelo IBMEC e curso de formação de conselhos pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.