
A Associação Brasileira de Banking as a Service (ABBaaS) anunciou nesta segunda-feira (26/1) Rogério Melfi como diretor executivo. Ele assume com a missão de ampliar a presença institucional da entidade, fortalecer o relacionamento com associados e apoiar o setor de Banking as a Service (BaaS), em um ano de implementação prática das regras publicadas em novembro de 2025 pelo Banco Central (BC).
Com ampla experiência no ecossistema financeiro, Melfi é especialista em inovação financeira. Trabalha há mais de 20 anos com produtos, dados e tecnologia. Nos últimos nove, vinha atuando em outra entidade representativa do setor, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs).
Em sua trajetória profissional, passou por empresas como GR1D e TecBan. E na jornada empreendedora, cofundou a startup PilotIn ao lado de Ingrid Barth (ex-Linker) e a Fintech School – hoje parceira do Finsiders Brasil. No início da carreira, como desenvolvedor, trabalhou em organizações como a antiga Bovespa (atual B3), Grupo Meta, 7Comm e Grupo New Space, entre outras.
Na ABBaaS, Melfi diz querer contribuir para que o ecossistema avance com segurança, transparência e capacidade de inovação responsável. “O Banking as a Service desempenha um papel cada vez mais importante no sistema financeiro brasileiro. A regulação é positiva e traz mais clareza, mas é no dia a dia da implementação que surgem as dúvidas reais e os ajustes finos”, afirmou ele, em nota.
Desafios e oportunidades
Fundada em dezembro de 2024 por Celcoin e Swap, duas importantes provedoras de BaaS no mercado brasileiro, a ABBaaS tem como associados também Biz e Banco do Brasil (BB). Outras instituições estão em processo de onboarding, de acordo com a entidade.
“Acreditamos que 2026 será um ano desafiador e, ao mesmo tempo, repleto de oportunidades. Com regras mais claras e papéis mais definidos, o mercado tende a ganhar robustez. O papel da ABBaaS será apoiar as empresas na adaptação, contribuir para a elevação das boas práticas e fortalecer a confiança do público e do mercado no Banking as a Service”, disse Melfi.