
A Nu Holdings, controladora do Nubank, anunciou nesta terça-feira (20/5) a saída de Youssef Lahrech do cargo de presidente e diretor de Operações. Segundo a nota, as atribuições de Youssef passarão para David Vélez, sócio-fundador e CEO. Youssef vai participar no Comitê de Auditoria e Risco do Conselho de Administração como observador permanente. E, também, atuar como consultor da companhia em iniciativas estratégicas relacionadas a crédito. Os motivos da saída de Youssef do dia a dia não foram revelados.
Matemático e engenheiro formado na França, com Mestrado em Engenharia pelo MIT, Youssef chegou ao Nubank em 2020. Antes, o executivo marroquino fez carreira na norte-americana Capital One, onde ficou por quase 20 anos.
Recentemente, o “roxinho” convidou o ex-presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para se juntar ao banco digital. A informação oficial é de que ele vai atuar na estrutura de liderança e no Conselho de Administração da Nu Holdings. Apesar de estar em quarentena até 1/7 – conforme determinado pela legislação brasileira – Campos Neto sinalizou que vai aceitar o convite.
Movimentações
Em 21/3, o banco digital já havia comunicado ao mercado uma série de mudanças no time. Na ocasião, informou que o objetivo era aumentar ainda mais o foco no cliente, a eficiência e a colaboração entre países, com Vélez retomando o comando direto da liderança.
Como presidente e COO, Vélez liderará as estruturas globais de produtos e corporativas, tendo sob sua responsabilidade as unidades de negócios com foco em funcionalidades, serviços e recursos multi-geográficos para Empréstimos e Serviços Financeiros, em um mandato contínuo para plataformizar produtos e inovação.
Recentemente, outros dois executivos do alto escalão deixaram a instituição. Jag Duggal, qe chefiava Produtos (Chief Product Officer) saiu do Nubank no início de abril para se tornar um assessor externo. No mês anterior, Jörg Friedemann, que dirigia Relações com Investidores (RI), também anunciou a saída. No início de maio, o executivo assumiu como CEO do MagaluBank.