GOVERNANÇA

Zeztra, de gestão de cobranças, traz Sérgio Costantini para presidir conselho

Com mais de 30 anos de experiência no setor financeiro, executivo atuou em instituições como Santander, ABN Amro e BBVA

Sérgio Costantini/Zeztra
Sérgio Costantini/Zeztra | Imagem: divulgação

A Zeztra, fintech com foco em gestão de cobranças, anunciou Sérgio Costantini como presidente do conselho consultivo. Em nota, a empresa disse que o executivo chega para fortalecer a governança e impulsionar a inovação em tecnologia financeira e embedded finance (serviços financeiros embarcados).

Sergio soma mais de três décadas de experiência no setor financeiro. Tem passagens por instituições como Santander, ABN Amro, BBVA, além de players de tecnologia para o setor, por exemplo, Mambu e Pismo. Desde outubro de 2022, é conselheiro da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). Há cerca de um ano, também se tornou sócio da Odgers Berndtson, consultoria de recrutamento de executivos.

“Sérgio traz um conhecimento vasto do universo bancário tradicional e também de novas tecnologias de core banking e pagamentos que complementam a capacidade da Zeztra de gerar inteligência e eficiência na gestão financeira”, afirmou Paulo Camargo, sócio-fundador da fintech, em nota.

Também no texto, o novo conselheiro da fintech disse que, ao longo da carreira, sempre buscou soluções que realmente transformassem o mercado financeiro. “A Zeztra não é apenas uma fintech; é uma plataforma que materializa a visão que tenho há anos, por exemplo, sobre a evolução do ERP Banking – a capacidade de os bancos oferecerem, dentro de sua própria proposta de valor, uma experiência de gestão financeira completa e altamente customizável.”

Fundada em 2022, a Zeztra oferece soluções de pagamentos e cobranças por meio de APIs especializadas. API é a sigla em inglês para interface de programação de aplicações. Na prática, é um conjunto de regras, definições e protocolos que permite a comunicação entre diferentes sistemas, serviços ou aplicativos. Em 2024, a Zeztra gerenciou R$ 500 milhões em transações. Para este ano, a projeção é alcançar mais de R$ 1,2 bilhão.