COOPERAÇÃO

ABcripto e Acrefi firmam acordo para prevenção à lavagem de dinheiro

Protocolo de Intenções da ABcripto e Acrefi visa fortalecer a colaboração entre o mercado financeiro tradicional e o digital

Golpes
Golpes | Imagem: gerada por IA/Adobe

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) e a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) anunciaram a assinatura de um Protocolo de Intenções. O acordo visa fortalecer a colaboração entre o mercado financeiro tradicional e o digital. Segundo nota, o foco é o desenvolvimento e a implementação de ações voltadas para a Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLD/FT).

O protocolo estabelece “a união de esforços e a expertise de ambas as associações, além de disseminar conhecimento por meio de ações educativas e de conscientização”. Assim, visa promover as melhores práticas e orientações normativas nesses setores. 

Priscila Maia, chefe de Jurídico & Compliance da Bitybank, e Carolina Correia, de Operações da Coinext, destacaram a relevância da parceria. Segundo ambas, o protocolo representa um marco importante. “A colaboração nos permitirá atuar de forma conjunta na implementação de boas práticas”, disseram, em nota. 

“A aproximação com a ABcripto fortalece o nosso compromisso de unir forças e promover a troca de conhecimentos e experiências. Juntos, desenvolveremos ações que contribuam para a mitigação de riscos e para a prevenção de fraudes e lavagem de dinheiro. São temas de extrema importância para o crescimento sustentável do mercado”, disse Filipe Pena, diretor-executivo da Acrefi.