A Agnes eGov, tecnologia desenvolvida pela Agnes, empresa do grupo AG Capital, participará do “Congresso Consad 2025“. É o maior encontro nacional de secretários estaduais de administração, que acontece de 26/8 a 28/8, em Brasília. No evento, a companhia discutirá os desafios da transformação digital na gestão pública. E mostrará como sua plataforma tem ajudado governos a evitar riscos financeiros e jurídicos no processo de conformidade com o eSocial.
Desde 2022, estados e municípios são obrigados a transmitir via eSocial as informações da folha de pagamento de servidores públicos. Erros nesse envio podem gerar prejuízos milionários, por exemplo, a perda da Certidão Negativa de Débitos (CND). Isso inviabiliza convênios e investimentos em áreas essenciais, como escolas e postos de saúde.
A Agnes eGov é a única solução do País capaz de realizar uma análise de 100% dos dados enviados ao eSocial por meio de uma “base espelho”. Dessa forma, identifica inconsistências não captadas pelos sistemas convencionais e propondo correções antes que elas resultem em autuações. A tecnologia já foi contratada por estados como Piauí, Amazonas, Sergipe e Amapá, contribuindo para a regularidade fiscal desses governos.
Diferentemente de sistemas de mensageria ou ERP, a plataforma atua após o envio das informações, cruzando dados com normas vigentes e legislação previdenciária. O objetivo, assim, é prevenir riscos de reputação, financeiros e jurídicos para gestores.
“O eSocial é uma das maiores viradas de chave da digitalização no Brasil, ao lado do Pix e do Gov.br. Para os governos, a complexidade é ainda maior. É aí que entra a Agnes. como uma ferramenta de apoio à gestão, com foco na segurança dos dados, proteção dos direitos dos servidores e geração de economia real”, afirma Marcio Teschima, CTIO da Agnes e do Grupo AG Capital.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.