UM CONTEÚDO OVOCOM

Apenas 21% dos talentos femininos conseguem equilibrar vida pessoal e profissional

Pesquisa de Impacto Todas Group ouviu mais de 3 mil colaboradoras de empresas parceiras da startup; 9 em cada 10 querem crescer na carreira

Tatiana Sadala, CEO da Todas Group -Imagem: Divulgação
Tatiana Sadala, CEO da Todas Group -Imagem: Divulgação

Uma pesquisa realizada com 3.050 colaboradoras de companhias parceiras da Todas Group, startup que apoia empresas a acelerar a carreira de líderes talentos femininos, concluiu que 87% delas demonstram ambição de crescimento na carreira. Além disso, 81% afirmam que seus feitores diretos apoiam seu crescimento profissional frequentemente.

Por outro lado, somente 21% delas afirmam conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional. As profissionais participantes tinham cargos variados – de primeiras lideranças a diretoras – e foram ouvidas entre dezembro de 2022 e maio de 2024.

O levantamento “Pesquisa de Impacto Todas Group” é parte da estratégia de People Analytics da startup Todas Group, que consiste na coleta, organização e análises de dados de forma estratégica. A metodologia se baseou em aplicar questionários de 12 perguntas às mulheres participantes do programa da startup para avaliar suas percepções do ambiente de trabalho.

Entre outros aspectos que tiveram notas positivas, destaca-se a resposta relacionada à autoconfiança: 78% acreditam veementemente que é capaz de assumir novos desafios. Além disso, a percepção em relação à liderança mostrou-se positiva: 81% afirmam que a liderança sênior apoia o crescimento de mulheres e 82% percebem que a empresa onde trabalha é um bom lugar para esse desenvolvimento.

“A Todas Group emprega estrategicamente o People Analytics para avaliar o desenvolvimento das profissionais nas empresas e analisar o ambiente de trabalho em que elas estão inseridas. A utilização desses e de outros dados é crucial para customizar as jornadas de aprendizagem frente aos desafios de crescimento da mulher em sua empresa específica”, destaca Tatiana Sadala, CEO da startup. “Essa abordagem ajuda a impulsionar o crescimento das profissionais, e traz, assim, um pipeline forte de talentos para assumir posições de liderança”, diz.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.