NEGÓCIO

BC aprova venda da Pay2All, do BTG, para a fintech Nuvei

Aprovação do negócio vem menos de um mês depois que o regulador deu o sinal verde para a Nuvei atuar como uma IP regulada

Sobre o Apoio

Pagamentos e transferências
Pagamentos e transferências | Imagem: Adobe Stock

A Nuvei, fintech canadense de meios de pagamentos, recebeu autorização do Banco Central (BC) para assumir o controle societário da Pay2All Instituição de Pagamento, que pertencia ao BTG Pactual. A informação está na edição desta quarta-feira (9/4) do Diário Oficial da União. A transação, anunciada em agosto de 2024, já havia sido aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em setembro daquele ano.

Conforme a Nuvei divulgou à época, o objetivo da aquisição é melhorar sua capacidade e reforçar seu compromisso com o mercado brasileiro. Na ocasião, a fintech também destacou a necessidade de ter uma Instituição de Pagamento (IP) para prestar serviços transacionais a sites de apostas online (as bets). É algo exigido pela regulamentação do segmento, em vigor desde janeiro.

Licença

A aprovação da aquisição da Pay2All vem menos de um mês depois que o BC deu o sinal verde para a Nuvei atuar como uma IP regulada. Com a licença, a empresa poderá operar como credenciadora (adquirente) e emissora de moeda eletrônica – ou seja, aquela que permite gerenciar contas de pagamento pré-pagas.

Em maio de 2024, o Finsiders Brasil reportou que a adquirência própria era uma das estratégias da Nuvei no Brasil. O País é o principal mercado para a empresa na América Latina.

Ainda não se sabe qual das duas IPs será mantida pela Nuvei – a própria ou a da Pay2All. Questionada sobre isso no mês passado, quando obteve sua licença de IP, a empresa não retornou.

Atualmente, a Nuvei conecta empresas e clientes em mais de 200 mercados. Isso inclui adquirência local em 50 países, 150 moedas e 700 métodos alternativos de pagamento. A empresa processa cerca de US$ 200 bilhões anualmente.