Nova bolsa de energia brasileira, a N5X inicia as operações no mercado de energia local nesta quinta-feira (20) com mais de 160 empresas já registradas. A plataforma N5X permite a compra e venda de energia no mercado livre. Assim, o objetivo é trazer mais segurança, transparência e agilidade para as negociações bilaterais de contratos de compra de energia com entrega física.
“O lançamento de nossa plataforma é o primeiro passo em direção ao avanço do desenho de mercado de trading de energia brasileiro proposto pela N5X. Temos uma operação com nível internacional alinhada à expertise de infraestrutura local. A partir da abertura do mercado livre de energia e, consequentemente, com uma competição mais ampla, acreditamos que o nível de serviços, inovação e volume de negociações irá evoluir significativamente. Nossa meta é aumentar o giro atual do mercado de 4,27 vezes em 2022 para 10 vezes nos próximos anos”, diz Dri Barbosa, CEO da N5X.
Nesta primeira fase, a formalização das negociações de compra e venda de energia será por meio da Boleta N5X (simplificada ou personalizada). Ela é projetada para acelerar e personalizar operações, em um ambiente seguro, com um contrato padrão preciso que atende às melhores práticas de mercado.
Estabilidade e segurança
A plataforma foi desenvolvida com base na escuta ativa do mercado. Portanto, o resultado é uma estrutura otimizada que adere à realidade das negociações atuais. Combinada à digitalização do processo de formalização de contratos bilaterais, a N5X permite o cadastro ilimitado de usuários na plataforma, integração com os principais ETRMs do mercado e plataformas proprietárias (sem cobrança adicional).
Além disso, a plataforma também vem para atender uma das principais demandas do mercado: estabilidade e segurança nas operações. “Os players do mercado pedem por uma plataforma estável”, diz Dri Barbosa.
No longo prazo, o objetivo é trazer o mercado financeiro para o setor, seguindo a evolução de países que passaram pelo processo de liberalização.
Quem pode usar a plataforma da N5X
A N5X é uma plataforma destinada a empresas participantes do mercado de energia. Isso inclui grandes geradores, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras, habilitadas na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para operar no mercado livre de energia. Entre as empresas já cadastradas estão, por exemplo, Casa dos Ventos, Copel, Raízen, Danske e Assaí Atacadista.
Para usar a plataforma N5X, então, as empresas elegíveis devem se cadastrar por meio do link. É preciso aceitar os termos de uso e a política de privacidade da N5X. A aprovação pela N5X ocorre com base nas informações fornecidas e na documentação comprobatória das condições.
A campanha de lançamento da plataforma de trading de energia da N5X prevê condições especiais de adesão. Dessa forma, empresas que se cadastrarem até o mês de julho deste ano têm direito a descontos regressivos de 50% a 25% na mensalidade de acesso e na taxa da Boleta até março de 2025. Para ter direito aos descontos, é necessário a aprovação do cadastro pela N5X até as datas da campanha.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.