UM CONTEÚDO OVOCOM

Brasil já tem quase 400 empresas de IA voltadas ao marketing

Scape Report IA Marketing 2025, desenvolvido pela Pipeline Capital com apoio do IAB Brasil, facilita a visualização estratégica de concorrentes e parceiros

Apoio

Denise Porto Hruby/IAB Brasil
Denise Porto Hruby/IAB Brasil | Imagem: divulgação

A Pipeline Capital, com apoio do IAB Brasil, lançou um mapeamento inédito que apresenta 396 empresas relevantes no ecossistema brasileiro da Inteligência Artificial (IA) para o marketing. O “Scape Report IA Marketing 2025” organiza as companhias em 13 segmentos estratégicos. Assim, facilita a busca por potenciais compradores, parceiros de negócios e oportunidades de inovação em todo o setor.

Entre as categorias com maior número de empresas mapeadas estão Marketing & Vendas (62), Generative (62), AI Analytics (51), E-commerce Retail (35) e Finance and Process (33). Juntas, concentram a maior parte dos negócios do ecossistema brasileiro de Inteligência Artificial. Além dessas, o levantamento inclui segmentos como Logística (27), Health (22), CX Solutions (21), IoT (17), AI Consulting (23), Security (13) e IAs robustas (6). Isso evidencia, então, a diversidade e abrangência do setor nacional.

“O IAB Brasil, mais uma vez, colabora diretamente para um desenho claro da cadeia de fornecimento dos segmentos. Este tipo de iniciativa promove a educação e o entendimento dos papéis de cada agente dentro do nosso ecossistema digital”, diz Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil.

A colaboração entre IAB e Pipeline, que começou em 2021, também produziu edições do Scape Report de Martechs e Adtechs. A última versão, lançada em setembro de 2024, traz companhias de dez segmentos e 47 subsegmentos do universo de marketing, publicidade e tecnologia. Em sua versão online, o Scape Report IA Marketing será permanentemente atualizado. As empresas que se inscreverem por meio do formulário passarão por uma curadoria. Dessa forma, caso sejam aprovadas, entrarão na próxima versão do Scape Report.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação