No e‑commerce, o checkout é o ponto crítico entre uma compra concluída ou abandonada. Para atacar essa vulnerabilidade, a Compra Rápida lançou uma solução de checkout headless, que elimina redirecionamentos e reduz etapas na finalização de compra. A promessa: maior fluidez, conversão e eficiência para os varejistas.
Fundada por Mário Marcoccia (que ocupa o cargo de CEO), a startup atua em um segmento que movimentou mais de R$ 200 bilhões no Brasil em 2024. Entre os seus diversos clientes estão Ikesaki Cosméticos, Santa Lolla e Pandora. Segundo Mário, o objetivo é transformar o checkout em uma alavanca sólida de faturamento.
Confira a entrevista:
O que diferencia o checkout headless da Compra Rápida das soluções tradicionais no mercado?
O headless da Compra Rápida tem foco total em performance, além de permitir personalização da jornada. A redução do número de cliques e tempo de carregamento, por exemplo, são variáveis fundamentais para manter a clientela engajada enquanto compra. E, assim, garantir máximas taxas de conversão nos e-commerces.
Como a otimização do processo de checkout impacta diretamente a conversão e o faturamento dos lojistas?
Dados do mercado apontam que taxas de abandono de carrinho podem chegar a 80% em e-commerces no Brasil. Os problemas no checkout s ão um dos principais motivos de desistência. Quando o processo é simplificado, reduzindo etapas e fricções, os lojistas conseguem elevar a conversão de visitantes em compradores. E aumentar a taxa de recompra, impactando diretamente o faturamento e melhorando a eficiência das campanhas de aquisição de clientes.
Quais os maiores desafios para construir uma solução de checkout rápida e estável no mercado brasileiro?
O Brasil possui um ecossistema complexo de meios de pagamento, com múltiplos métodos como Pix, cartões e boletos, além de sistemas de antifraude que precisam atuar sem comprometer a experiência do usuário. O maior desafio é integrar essas tecnologias de forma coesa e estável ao mesmo tempo que permite personalização e imersão da cara da marca na experiência, garantindo ao mesmo tempo segurança e fluidez para o consumidor.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação