UM CONTEÚDO OVOCOM

Competição de startups levará estudantes ao Vale do Silício e mais...

Grupo AG Capital inaugura primeiro escritório fora de uma capital; Sofá na Caixa começa expansão internacional e mira ser unicórnio até 2027

Jovens participantes da última edição do Girls 4 Tech, promovido pela Junior Achievement
Jovens participantes da última edição do Girls 4 Tech, promovido pela Junior Achievement | Imagem: Divulgação

As inscrições para a competição universitário JA Startup estão abertas e vão até o dia 6/10. Organizado pela ONG Junior Achievement (JA) Brasil em parceria com a StartSe, Ânima Educação e YDUQS, o concurso vai premiar startups com negócios voltadas para enfrentar desafios climáticos e ambientais.

Na primeira etapa, os melhores projetos de cada região do País serão apresentados no SVWC, maior evento de inovação da América Latina, em São Paulo. A startup vencedora ganhará R$ 10 mil, mentorias, passagens aéreas e uma imersão no Vale do Silício.

Podem participar jovens de 18 a 29 anos, preferencialmente matriculados em instituições de ensino superior no Brasil. As inscrições podem ser feitas individualmente ou em grupo e o anúncio dos finalistas será até 15/10. Pela primeira vez, o tema da competição é focado em desafios climáticos e ambientais. De acordo com Alexandre Mutran, diretor-executivo da JA Brasil, o objetivo é promover o diálogo e criar soluções para os problemas climáticos e ambientais que afetam o país.


Grupo AG Capital inaugura escritório em Jundiaí

O Grupo AG Capital deu um novo passo para simplificar a vida tributária de empresas. Na quarta-feira (25/9), inaugurou em Jundiaí o seu primeiro escritório fora de uma capital brasileira. O objetivo, assim, é estar mais próximo de mais de 100 mil empresas que compõem a região, sendo 65 mil PMEs. O processo de interiorização pelo País se estende em 2025. O objetivo é democratizar o conhecimento sobre o mercado tributário para atender a empresas que, por questões geográficas ou financeiras, não possuem acesso a esse tipo de serviço.

Primeiro escritório da AG Capital no interior brasileiro. Imagem: Divulgação

A matriz do Grupo AG Capital está em Florianópolis. Os demais escritórios ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus. Atualmente, 70% dos clientes são PMEs de todo o Brasil, conquistados por meio de parceiros locais. A expansão com escritórios físicos serve para consolidar a presença do grupo nos principais polos da economia real. O grupo também atende a empresas como Siemens, Medley, IBM, Heineken, Gol, Tim, Stone, Renner, Arezzo&Co e Riachuelo. Cerca de 10% das empresas de capital aberto na B3 são clientes da taxtech.

A taxtech está há 14 anos no mercado auxiliando empresas a identificar impostos ou taxas pagas a mais do que o devido, e operacionalizando a recuperação de tais valores via administrativa sem ação judicial. Ao todo, o Grupo AG Capital ajudou a retornar quase R$ 6,3 bilhões para o caixa de mais de 9 mil clientes em todo o Brasil – só em 2023, por exemplo, o montante foi de R$ 1 bilhão.

De acordo com Arnaldo Glavam Jr., fundador e CEO do Grupo AG Capital, as empresas não conseguem acompanhar as mudanças diárias das normas tributárias e podem acabar pagando valores a mais. O desafio deve ser maior nos próximos anos, já que as empresas vão precisar lidar com dois regimes de tributação – o atual e o de transição. Segundo ele, “as empresas que mais devem sofrer com isso são justamente as PMEs, com estrutura de compliance tributário limitado”.


Sofá na Caixa anuncia expansão internacional

A startup Sofá na Caixa deu um passo significativo em sua trajetória ao oficializar sua expansão internacional. O movimento começa pela Europa com a criação de uma base de distribuição estratégica em Portugal. Além da expansão para a Europa, a empresa já confirmou sua operação também nos Estados Unidos. A entrada em solo internacional é um marco importante, pois permite à marca explorar um dos maiores mercados de móveis do mundo.

Primeiro escritório da AG Capital no interior brasileiro. Imagem: Divulgação

Desde seu lançamento, em fevereiro de 2024, a Sofá na Caixa já alcançou um faturamento de R$ 36 milhões. A expectativa é que a internacionalização acelere essa trajetória, colocando a empresa no caminho para atingir o status de unicórnio até 2027.

Este movimento audacioso é um reflexo do sucesso da marca no Brasil, que foi amplamente impulsionado por uma parceria estratégica com o Mercado Livre. Essa colaboração não apenas fortaleceu a posição da Sofá na Caixa no mercado nacional, mas também a preparou para os desafios da internacionalização. Para celebrar a parceria, a Sofá na Caixa foi convidada a ser um case de destaque no Mercado Livre Experience 24.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação